Idosa de 102 anos comemora Dia da Árvore e início da Primavera plantando uma árvore

Publicado em 21/09/2022 às 12:53

Compartilhe

x

Texto: Cícero Modolo

Escolhido com o propósito de anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul (23/09), o Dia da Árvore comemorado no dia de hoje (21) é uma das datas mais simbólicas para o meio ambiente, já que visa à preservação desse bem tão valioso.

A senhora Leontina Ramos Pereira Marques, de 102 anos, que faz parte do grupo da terceira idade de Marechal Floriano, decidiu plantar uma árvore em homenagem a esse dia e também ao início da Primavera. Foi no terreno que fica em frente a sua residência que ela plantou uma muda do manacá da serra, árvore típica da Mata Atlântica brasileira. O terreno escolhido para o plantio pertence à Paróquia de Sant’Ana em Marechal Floriano.

Dona Leontina nasceu em Melgaço, interior de Domingos Martins, onde residiu até seus 34 anos, quando mudou-se para Soído, no mesmo município. Depois de alguns anos mudou-se para Marechal Floriano, realizando seu sonho de morar perto de uma igreja católica, onde reside até os dias de hoje.

“Eu amo cuidar de plantas e costurar, principalmente colchas de retalhos. Quando mudei para Marechal Floriano também fiquei mais perto da igreja, onde sempre participei”, contou.

Leontina tem uma devoção à vida religiosa, e no decorrer de seu centenário contribuiu de forma significativa com os trabalhos voluntários em prol da Igreja Católica e à comunidade local, sendo exemplo de respeito, dignidade, honestidade, seriedade e de vida para os seus familiares, para a sociedade florianense e todos que a conhecem e têm o privilégio de compartilhar a sua bela amizade.

DIA DA ÁRVORE – A data incentiva a reflexão sobre como as atitudes do cotidiano impactam a relação com essas riquezas naturais que são essenciais para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Em Marechal Floriano, a data de hoje também foi comemorada com ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre as atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Além de simbólico, o dia de plantar uma árvore deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que atos de hoje como desmatamentos afetam as gerações futuras.

A data também desperta a conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores. O próprio nome do país deu-se por uma árvore, que no passado foi muito explorada e hoje possui um alto valor comercial: o pau-brasil.

Veja também

geral-22-05-ft-Instituto-Kautsky-Roberto-Kautsky

Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky

geral-22-05-ft-freepik-auditorio

Semana Nacional do MEI chega nas montanhas com capacitações para microempreendedores

esportes-22-05-ft-div-atleta-jiu-jitsu

Atleta martinense representa município em competição internacional de jiu-jitsu

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil

Começa amanhã consulta ao maior lote de restituição do IR da história

mat-paga-22-05-mundo-ft-freepik

Descubra por que Blockchains ainda não dominaram todas as indústrias (e como isso pode mudar)

geral-22-05-ft-div-filhote-veado

Filhote de veado é tratado com mamadeira em Marechal Floriano após ser encontrado ferido

video-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Grupo de danças italianas formado por mulheres é criado em Marechal Floriano

cultura-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Marechal Floriano ganha novo grupo folclórico italiano feminino