Idaf identifica desmatamento em Reserva Legal, multa infrator e exige recuperação do dano ambiental

Publicado em 23/11/2023 às 13:31

Compartilhe

idaf-23-11-divulgacao

Foto: Divulgação Idaf

Durante fiscalização florestal realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Venda Nova do Imigrante, foram identificadas diversas infrações ambientais em uma área de 62.871 mil metros quadrados, o equivalente a aproximadamente seis campos de futebol. As infrações aconteceram em uma propriedade, no distrito de Alto Caxixe. O infrator foi multado em R$ 523.097,00 pelas infrações cometidas, principalmente, em área de Reserva Legal.

Os laudos apresentam as seguintes autuações lavradas: desrespeito a embargos já realizados pelo Idaf no local, em uma área de 34.708 metros quadrados; um novo desmatamento ilegal de fragmentos da Mata Atlântica, em uma área de 28.163 metros quadrados, por meio de corte, queima e supressão, totalizando 62.871 mil metros quadrados de área degradada, sendo a maioria dela identificada como Reserva Legal. Também houve penalização por deixar de inutilizar e dar a destinação correta às embalagens e sobras de agrotóxicos, seus componentes e afins, que foram encontrados em área de mata nativa e cultivo, podendo prejudicar o solo, os recursos hídricos, a fauna e a flora.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, o caso é um dos mais relevantes e impactantes de danos ambientais causados dentro de uma propriedade rural no município de Venda Nova do Imigrante.

“Conforme documento apresentado pelo próprio autuado, o desmatamento está associado à implantação de loteamentos. Os locais em sua maior parte, têm vista para o parque estadual Pedra Azul. A dosimetria florestal vigente, considera que a prática da infração para parcelamento irregular do solo, aumenta significativamente o valor das multas”, ressaltou Monteiro.

Ele explica ainda que a área será monitorada pelo Idaf até a recuperação total do dano ambiental. “Caso o infrator não cumpra com o que determina o embargo, o Idaf poderá aplicar novamente autos de infração. Mais do que nunca, com a mudança climática mostrando evidências no mundo, precisamos proteger a Mata Atlântica capixaba. Quem desmatar, queimar ou cometer qualquer crime ambiental será punido e submetido a recuperar os destroços que deixou ao Meio Ambiente. O Governo do Estado está cada dia mais vigiante a essas situações”, disse.

Fonte: Idaf

Veja também

leilão-carro

Detran|ES promove leilão de veículos conservados e sucatas em dezembro

Marcel Carone

Ambiência para a Diversidade: A Chave para uma Educação Inclusiva

dia-de-campo-pecuaria-torneio-de-silagem-nater-coop-clube-da-bezerra-06

A silagem e a genética de alta qualidade estão revolucionando a pecuária leiteira no Espírito Santo

iceland-landscape-beautiful-waterscape

Primeiro dia sem gelo no Ártico pode ocorrer em 2027, alerta estudo

geral-30-09-ft-freepik-previsao-tempo-1024x678

Terça-feira (03) com Sol e pancada de Chuva Isolada  em todo o Espírito Santo

syria-flag-3d-rendering-flag-ghana-sun-backortund

O presidente da Síria promete recorrer à força para erradicar o “terrorismo”

man-calculating-monthly-savings

O mercado financeiro revisa para cima a projeção de inflação, de 4,63% para 4,71%

12924db9-47c1-4cb0-9bb1-893df45d2ab2

Espírito Santo registra queda nos homicídios em novembro, atingindo a menor marca desde 1996