Idaf e Polícia Ambiental interrompem desmatamento irregular em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 06/01/2021 às 19:15

Compartilhe

Equipes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental interromperam, nessa terça-feira (05), um desmatamento ilegal que estava sendo realizado na localidade de Santa Luzia, em Santa Maria de Jetibá. Uma área de cerca de cinco mil metros quadrados de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração, foi desmatada.

De acordo com o técnico do Idaf Marco Henrique Demuner, que participou da operação, o flagrante foi possível em função da rotina de fiscalização do órgão. “É possível que o prejuízo ambiental fosse ainda maior, visto que a propriedade possui em torno de dez hectares de vegetação nativa. Por isso, a presença constante do Instituto e o apoio da Polícia Ambiental são fundamentais na proteção das florestas”, disse.

Anúncio

A área foi embargada para recuperação da vegetação. O proprietário foi autuado e, com o operador da escavadeira, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimento por se tratar de crime ambiental.

Supressão de vegetação

Segundo o gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, a supressão de vegetação nativa depende de autorização do órgão de controle, que, no Espírito Santo, é o Idaf. “A avaliação prévia visa evitar que sejam desmatadas, por exemplo, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de garantir o cumprimento das regras legais para utilização sustentável dos recursos naturais e uso alternativo do solo para algumas situações e determinar a necessidade de compensações ambientais”, explicou Zanzarini.

Anúncio

 

Veja também

Produtora-Elesandra-Beloni-Cafe-Lavoura-Cafe-Regenerativo-2026-02-13-08-29_DSC08521

Produtores de café podem se inscrever no 14º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

image-1140-23c90c995a5ba5e27fc7affd67300277

TSE abre espaço para jornalistas que farão cobertura das eleições de 2026

WhatsApp-Image-2026-08-14-at-16.37.42

Nova diretoria da Faes é eleita para o período 2026-2030

afd3774e-6e6e-4c7f-9c7f-4e3c1da1512e

Cacau Fest 2026 terá Concurso Nacional do Chocolate e escolha da Rainha do Cacau em Linhares

propagandas eleitoral

Eleições 2026: propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa hoje (16)

vacina contra o sarampo

Alerta sobre sarampo nas Américas reforça importância de intensificar vacinação no Brasil

high-angle-mother-with-cute-newborn

Amamentação: conheça alguns mitos e verdades

cooabriel mulhees

Cooabriel leva ações para mulheres cooperativistas em três cidades da Bahia