ICEPi desenvolve jogo educativo para o enfrentamento à dengue

Publicado em 18/11/2023 às 15:18

Compartilhe

ICEPi-desenvolve-jogo-educativo-para-o-enfrentamento-a-dengue

O Caça Dengue traz de forma lúdica e educativa os cuidados necessários à prevenção da doença e ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O jogo, desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), apresenta os conceitos básicos da doença, os sintomas e a importância de eliminar os focos do mosquito.

O Dia Nacional de Combate à Dengue, acontece sempre no penúltimo sábado de novembro. E a data é uma boa oportunidade para baixar e conhecer o jogo educativo Caça Dengue, que já está disponível.

Na jornada de combate ao Aedes aegypti, o jogador recebe dicas e informações úteis sobre como prevenir a dengue, como identificar focos do mosquito e como agir em caso de sintomas da doença.

O Caça Dengue é composto por mini-jogos, como “Jogo da Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Limpe o Parque” e “Coleta Seletiva”. Ele é gratuito e já está disponível para baixar em celulares e tablets que operam no sistema Android e também em computadores pelo site https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/   

Um dos desenvolvedores do projeto, o coordenador de Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional do ICEPi, Denis Marchiori, explica que o público-alvo é formado por crianças, adolescentes e suas famílias, bem como agentes de saúde e educadores que desejam utilizar uma ferramenta interativa para ensinar sobre a prevenção da doença. “Os jogadores são inseridos na missão de combater a doença, caçando os mosquitos com uma raquete elétrica, por exemplo”, salienta Marchiori.

O jogo recebeu, recentemente, o certificado de Registro de Programa de Computador, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ou seja, foi registrado e já está com a propriedade intelectual protegida.

Os outros desenvolvedores são Eric Coutinho D’Souza, Rodolpho Messias de Almeida e Saulo Caliman Gomes, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS), do ICEPi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

arroz

Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz