ICEPi auxilia gestores municipais de saúde na organização de serviços do SUS à população

Publicado em 10/06/2022 às 15:49

Compartilhe

ICEPi-auxilia-gestores-municipais-de-saude-na-organizacao-de-servicos-do-SUS-a-populacao

Há três meses em atividade, o projeto Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem apresentado importantes resultados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba. A iniciativa, que faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), atua por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

Os apoiadores institucionais vão a campo para acompanhar os gestores na organização dos fluxos de acesso da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Ravs). Dos 78 municípios, 51 já receberam visitas das equipes que compõem o projeto.  Com isso, é possível conhecer a realidade do local, além de propor melhorias na organização dos serviços de saúde.

Um dos trabalhos realizados foi a indução do acolhimento e classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que propicia ampliação do acesso da população aos serviços do SUS capixaba.

A coordenadora do projeto, Maria Fernanda Moratori Alves, explica que, a partir dos pontos observados nos municípios, ações e propostas já estão sendo planejadas para a melhoria com os gestores e profissionais de saúde.

“Precisamos qualificar os serviços de saúde e essa é a proposta do Apoio Institucional, assim como fortalecer a Rede de Atenção Vigilância em Saúde como um todo, com foco na ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade e maior resolutividade no cuidado ofertado à população”, explicou a coordenadora. 

Apoio Institucional

O projeto Apoio Institucional abrange a qualificação dos processos de gestão, atuando por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

E as secretarias municipais de saúde estão diretamente envolvidas neste trabalho, em especial as áreas responsáveis pela Atenção Primária, Educação Permanente em Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Vigilância em Saúde, com a finalidade de fortalecer as ações do provimento de profissionais e residências em saúde do Programa Qualifica-APS, da Política Estadual de APS, Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) e da integração dos serviços na Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

A equipe é composta por seis articuladores centrais que atuam no Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI), da Secretaria da Saúde, quatro supervisores regionais e quatorze apoiadores institucionais, divididos nos territórios das Superintendências Regionais de Saúde Norte, Central, Metropolitana e Sul.

Fonte: Governo ES

Veja também

Vacinacao-contra-a-gripe-e-ampliada-para-toda-populacao-capixaba

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população capixaba

Festival-de-Inverno-de-Domingos-Martins-tera-oficina-inedita-de-Orquestra-de-Papel-para-criancas

Festival de Inverno de Domingos Martins terá oficina inédita de Orquestra de Papel para crianças

EDP-alerta-para-cuidados-com-a-rede-eletrica-durante-as-festas-juninas

EDP alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

cadastros-ativos-m

Espírito Santo alcança três mil empreendimentos regulares no Cadastur

Acoes-previstas-no-Programa-Caminhos-do-Turismo-comecam-a-ser-realizadas

Ações previstas no Programa Caminhos do Turismo começam a ser realizadas

De-forma-gratuita-cursos-culinarios-sao-ofertados-em-Marechal-Floriano

De forma gratuita, cursos culinários são ofertados em Marechal Floriano

Meses-apos-Sao-Bento-de-Urania-ser-prejudicado-por-fortes-chuvas-rodovia-estadual-continua-com-buracos-e-barrancos

Meses após São Bento de Urânia ser prejudicado por fortes chuvas, rodovia estadual continua com buracos e barrancos

Marechal-Floriano-ganha-Academia-de-Historia-Artes-e-Letras

Marechal Floriano ganha Academia de História, Artes e Letras