Hub ES+ inicia Curso de Barista com cerimônia e apresentação sobre a importância do café capixaba

Publicado em 20/03/2024 às 15:43

Compartilhe

geral-20-03-gov-es

Fotos: Divulgação

Na última segunda-feira (18), o Hub ES+, localizado no Centro de Vitória, promoveu o lançamento de novas oportunidades ligadas à economia criativa e à cadeia produtiva do café: o Curso de Barista, que iniciou suas primeiras turmas, e a Feira ES+Café, evento multicultural dedicado à promoção da cafeicultura capixaba.

Com o objetivo de dar as boas-vindas aos participantes das primeiras turmas do Curso de Barista, atividade formativa realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que acontecerá de março até maio deste ano. Além disso, o evento marcou o anúncio da programação detalhada da primeira edição da Feira ES+ Café – evento multicultural que será sediado no Hub ES+ e promoverá uma imersão no universo dos cafés capixabas nos dias 19 e 20 de abril.

“Convido todos para que venham e ocupem nosso hub. Gostaria de dar as boas-vindas a quem está vindo pela primeira vez. Esse é um espaço público, um espaço aberto, de troca, de interação. Quando pensamos o Hub ES+ e o que ele poderia ter, logo veio a ideia do café, por ser um espaço de troca e de conexão, e pela valorização da cultura e economia criativa capixaba”, afirmou o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.

Além dele, estiveram presentes no evento a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra; o coordenador artístico-cultural geral do Hub ES+, Paulo Gois; o presidente do Sindicato dos Corretores do Café do Espírito Santo, Marcus Magalhães, representando também a Fecomércio-ES; a consultora e barista Lucia Helena Barros, que conduz o curso do Hub ES+; o barista, consultor e competidor Marcelo Moreno, que assina a coordenação e curadoria da Feira ES+ Café.

“O que está sendo proposto aqui não é sonho, é realidade. A gente tem uma missão muito grande de subir a régua, preparar um bom café, levar boa informação e oferecer aos nossos consumidores um café de qualidade”, ressaltou Marcus Magalhães.

O curso

O coordenador artístico-cultural geral do Hub ES+, Paulo Gois, destacou a importância do início do Curso de Barista, chamando a atenção para o funcionamento do Lab Café, no espaço, pensado para sediar formações que contribuam para a valorização e a popularização dos cafés especiais capixabas. “O Lab Café tem a meta de formar 80 baristas ainda neste ano e, dessa forma, contribuir para a formação profissional, para a geração de emprego e renda e para o fortalecimento da cadeia produtiva do café”.  

“O mercado de cafeterias tem sofrido muito com a necessidade de profissionais. Essa parceria magnífica traz a importância de gerar qualificação”, acrescentou Lucia Helena Barros, chamando a atenção para a demanda dessa formação.

Feira ES+Café

O curador da Feira ES+Café, Marcelo Moreno, destacou a necessidade de valorização do café capixaba nesses eventos. “Essa feira está vindo para abrilhantar ainda mais a programação do curso. O café é uma atividade agrícola que gera renda para muitas famílias, principalmente pequenas famílias. Quando a gente está consumindo, temos que pensar em quem está na raiz desse trabalho. O Espírito Santo tem a grata oportunidade de colecionar títulos nas principais premiações do Brasil. Somos os atuais melhores cafés do Brasil, com o Sítio Cordilheiras, de Iúna, que venceu o Coffee Of the Year 2023, e também vencemos o Cup of Excellence.”

A Feira ES+Café vai conectar e reunir diversas marcas e empresas que promovem a valorização da cafeicultura capixaba, além de apresentar oportunidades e aprendizados para novos estudantes e amantes do café. Para 2024, ainda deverão ser realizadas outras duas edições da Feira ES+Café. A programação e todas as informações serão divulgadas, em breve, no perfil do Hub ES+ no Instagram e no site esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Fonte: Governo ES

Veja também

WhatsApp Image 2026-03-14 at 11.06.13 pmm

Drogas e arma são apreendidas em Marechal Floriano

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo

café -freepik

Assembleia Geral da ONU aprova criação do Dia Internacional do Café

pesquisa,

Ondas de calor no Atlântico provocam mudanças em recifes do litoral do Espírito Santo, aponta estudo da Ufes