Hospital de Domingos Martins qualifica profissionais para serviços de urgência e emergência

Publicado em 22/04/2017 às 14:24

Compartilhe

Com o intuito qualificar ainda mais os serviços prestados pelos profissionais que atuam no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Campinho, sede de Domingos Martins, dezenas de médicos, enfermeiros e profissionais que lidam diretamente com pacientes estão recebendo treinamentos de uma equipe de professores e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV).

Hospital de Domingos Martins qualifica profissionais para servicos de urgencia e emergencia 2O diretor técnico do HMAG, Carlos Roberto Guerra Freitas, explicou que a primeira equipe foi treinada no último dia 9, e que no próximo domingo (23) será realizado outro treinamento idêntico com mais profissionais de saúde do hospital.

“Os médicos e enfermeiros estão recebendo essa capacitação de atendimentos de urgência e emergência com o objetivo de dar a esses profissionais o melhor conhecimento e aplicação de técnicas que propiciem essa qualificação, e assim um melhor resultado na sobrevida desses pacientes”, destacou.

Os profissionais estão sendo capacitados a como entubar um paciente, como regular as manobras médicas para casos de urgências e emergências, aprendendo técnicas de ressuscitamento feito fora do hospital e com a ajuda de desfibriladores, entre outras. Apesar de os profissionais já serem capacitados com essas técnicas em sua formação, a ideia é relembrar e treinar os médicos e enfermeiros ainda mais para situações reais.

O médico cirurgião geral especializado em aparelho digestivo, Paulo Alves Bezerra Moraes, que é coordenador do curso de Habilidades Clínicas e Comunicação da UVV, está coordenando o treinamento. Ele informou que a ideia surgiu a partir de um projeto de extensão da UVV.

Hospital de Domingos Martins qualifica profissionais para servicos de urgencia e emergencia 3“Nossa ideia é tentar ajudar a normatizar as condutas dos serviços ligadas a urgência e emergência, de forma a reciclar e lembrando esses procedimentos. A sequência do treinamento é de como atender um paciente em estado grave, principalmente vítima de parada cardiorespiratória, tanto de forma isolada ou em conjunto, juntando a parte médica e equipe de enfermagem”, detalhou.

De acordo com o superintendente do HMAG, Marcelo Queiroz Coutinho, o curso irá auxiliar os profissionais a prestarem um serviço cada vez com mais agilidade e qualidade em casos de emergência. O atendimento prestado pelo hospital a pessoas que sofrem acidentes da BR-262 requer um treinamento e aprimoramento constantes dos profissionais.

“Um atendimento rápido pode salvar vidas. Infelizmente nosso hospital ainda não possui uma UTI, mas o serviço que prestamos aqui é idêntico ao de uma UTI. Por isso precisamos de pessoas cada vez mais capacitadas. Independente de termos UTI, atendemos a todas as demandas de acidentes da região, visto que estamos abertos 24 horas por dia”, afirmou Marcelo.

A presidente da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), Gerusa Nazareth, informou que há conversas com empresas especializadas para instalar unidades de UTI no hospital.

“Nosso sonho é termos UTI aqui no nosso hospital. Começamos a fazer contatos com algumas empresas especializadas para ver a viabilidade. Infelizmente não temos recursos para poder manter, mas temos espaço apropriado para a instalação desse atendimento. Há algumas empresas interessadas em fazer essa gestão”, destacou.

Veja também

policia-19-07-ft-gov-es-procon-es

Procon-ES apreende mais de 100 quilos de produtos vencidos em supermercados na região do Caparaó

saude-19-07-ft-gov-es

CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil usuários dentro do Programa de Órtese Oftalmológica em três meses

esportes-19-07-ft-divulgacao-paratleta-capixaba

Espírito Santo conquista 25 medalhas no Circuito Loterias Caixa de Natação Paralímpica

mat-paga-esporte-19-07-ft-freepik-torcida-argentina

Após título da Argentina, como está o ranking de conquistas da Copa América?

mundo-19-07-ft-BRETT-PHIBBS-aviao

Um ‘apagão cibernético’ afetou voos, bancos e instituições no mundo hoje

brasil-19-07-ft-reproducao-Ex-diretor-Petrobras-Renato-Duque

Ex-diretor da Petrobras Renato Duque é condenado a 98 anos de prisão

Lidiney e Junior

Lidiney Gobbi confirma Junior Lovatti como pré-candidato a vice-prefeito em Marechal Floriano

mundo-18-07-ft-Reproducao-Flickr-Lisa-Kristin-golfinho

Golfinhos-nariz-de-garrafa são os únicos mamíferos do mundo com ‘sexto sentido’