Himaba tem dia dedicado à conscientização sobre diabetes

Publicado em 21/11/2021 às 11:52

Compartilhe

Himaba-tem-dia-dedicado-a-conscientizacao-sobre-diabetes

Com objetivo de reforçar o compromisso com a saúde dos colaboradores e usuários, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, realizou na última terça-feira (16), uma ação de combate e conscientização do diabetes.

Com apoio de estudantes de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), supervisionados pela professora Mônica Barros de Pontes, foram realizadas atividades como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corporal e mapeamento do número de casos da doença entre o público participante, além de conscientização sobre a prevenção e manutenção de hábitos que podem evitar o desenvolvimento da doença. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14.

Para a estudante de Medicina Letícia Paterline, as atividades de conscientização despertam atenção de quem não está habituado com a rotina de exames. “O diabetes é uma doença silenciosa e pode desenvolver alguns fatores de risco, caso não seja investigado a fundo, agravando os sintomas e complicações”, pontuou.

Enquanto supervisionava a atividade, a professora Mônica Barros de Pontes alertou sobre questão rotineira. “Nos preocupamos com o bem-estar dos usuários da instituição, mas em alguns momentos negligenciamos a nós mesmos. Esquecemos que, primordialmente, devemos estar atentos também aos cuidados com nossa qualidade de vida e os sinais que nosso corpo dá quando há algo de errado. É necessário que, como cuidadores, mantenhamos a rotina de zelar por nossa saúde, e, com essa ação promovida pelo Himaba, os profissionais puderam monitorar”.

Enfermeira atuante na admissão da maternidade, Maria Aparecida Soares Batista foi uma das colaboradoras que participou da avaliação e aproveitou para ressaltar a importância desse tipo de ação para os profissionais.

“Tenho o costume de me cuidar, estar sempre atenta aos sinais do corpo, medindo glicose e pressão, por exemplo. Aproveitei a oportunidade para manter os cuidados em dia. Iniciativas como essa são sempre uma forma de valorizar os que estão na linha de frente. É bom saber que quem cuida também está sendo cuidado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios