Hemoes realiza palestra sobre Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

Publicado em 15/06/2023 às 09:25

Compartilhe

globulos-vermelhos

Foto: Freepik

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, que acontece no próximo dia 19, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), realizará uma ação de conscientização aos pacientes portadores da Doença Falciforme (DF), abordando a importância do autocuidado na criança, adolescente e adultos.

A ação, que é destinada a pessoas com doença falciforme, seus familiares e cuidadores, acontecerá na próxima segunda-feira (19), às 08 horas, no auditório do Hemoes coordenador em Vitória, localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, em Vitória.

Segundo a diretora técnica do Hemoes, Soraya Almeida, a ação se faz necessária devido à complexidade clínica da patologia e a importância da corresponsabilidade do paciente e família no autocuidado.

“O paciente e a família que detêm conhecimento sobre a doença falciforme farão a sua parte no processo do tratamento que é contínuo e estarão atentos à evolução clínica da patologia, possibilitando, desta forma, ações eficazes por parte da equipe multidisciplinar, o que resultará em qualidade de vida”, esclarece Soraya Almeida.

A doença falciforme é genética e hereditária, além de caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), que são células arredondadas. Nas pessoas com DF, em condições adversas (quando estão com frio, desidratação, estresse etc), essas células assumem um formato de foice, o que dificulta a circulação e a chegada do oxigênio aos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas, como dor crônica, infecções e icterícia no indivíduo.

A consequência clínica da doença falciforme é bem variável e pode apresentar forma grave, como infecções, anemias hemolíticas de microinfartos decorrentes de uma vaso-oclusão microvascular difusa. Os sintomas da DF se modificam de acordo com a idade do paciente e, sobretudo, segundo os cuidados que se têm para preveni-los.

A porta de entrada para o tratamento da anemia falciforme é a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde, após diagnóstico, o paciente é encaminhado ao especialista. Atualmente, 1.017 pacientes diagnosticados com Hemoglobinopatia estão cadastrados nos serviços de saúde do Estado.

Serviço:

Palestras para a conscientização destinadas aos pacientes, familiares e cuidadores de portadores da Doença Falciforme, abordando a importância do autocuidado na criança, adolescente e adultos.
Data: 19 de junho de 2023 – Segunda-feira

Local: Auditório do Hemoes coordenador em Vitória, Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.  

Programação:

  • 08h – Recepção e boas-vindas aos participantes do evento;
  • 08h15 – Palestra com o tema “O adulto com doença falciforme: (des) caminhos para o autocuidado” – Professora e doutora Márcia Valéria S. Almeida;
  • 08h45 – Palestra com o tema “Os desafios da transição para a vida adulta” – Prof. Dra. Luciana C. N. Nascimento e Prof. Dra. Mariana Rabello Laignier;
  • 09h15 – Palestra com o tema “Estratégias para estimular o autocuidado na criança” – Enf. Andrea Endlich;
  • 09h45 – Palestra com o tema “A importância da nutrição na doença falciforme” – Nutricionista Levimeire Desiree Thom;
  • 10h15 – Confraternização;
  • 10h30 – Palestra com o tema “O uso da medicação para o controle da dor” – Terapeuta Alex Amorim.

    Fonte: Governo ES

Veja também

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza