Hamas solicita à Rússia apoio para a formação de um governo na Faixa de Gaza no período pós-guerra.

Publicado em 24/10/2024 às 09:52

Compartilhe

hamas

Foto: Freepik

O grupo palestino Hamas solicitou à Rússia que exerça pressão sobre o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para iniciar negociações que visem a formação de um governo de unidade nacional na Faixa de Gaza após o fim do conflito. Essa demanda foi apresentada por Mousa Abu Marzouk, membro do politburo do Hamas, durante uma reunião com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, em Moscou.

Marzouk declarou à agência de notícias russa RIA que a questão da unidade nacional palestina foi discutida, bem como a criação de um governo para administrar Gaza no período pós-guerra. Ele também solicitou que a Rússia encorajasse Abbas, que estava participando da cúpula do Brics em Kazan, a dar início a essas negociações.

A Autoridade Palestina (AP), liderada por Abbas e controlada pela facção Fatah, tem uma relação historicamente tensa com o Hamas, que governa Gaza desde que expulsou o Fatah do território em 2007, após um breve conflito entre as facções. A AP foi estabelecida como parte dos Acordos de Oslo, há aproximadamente três décadas, e exerce controle limitado sobre áreas da Cisjordânia ocupada, que os palestinos desejam que seja o núcleo de um futuro estado independente.

No entanto, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se opõe fortemente ao envolvimento da AP na administração de Gaza.

Fonte: CNN Brasil

Veja também

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas