Guia de Raças: Cocker Spaniel Americano, a raça da famosa ‘Dama’ da Disney

Publicado em 17/11/2021 às 06:50

Compartilhe

105425


source
O melhor lugar para um Cocker Spaniel Americano é ao lado de seus tutores
Gustavo Fring/Pexels

O melhor lugar para um Cocker Spaniel Americano é ao lado de seus tutores

A origem da hoje conhecida como Cocker Spaniel Americano vem de quase mil anos atrás, quando cães Spaniel foram importados da Espanha para a Inglaterra. Por anos, a raça foi muito usada para a caça de pequenas aves,  como codornas e galinhas, o que deu origem ao nome da raça: Cock, de “galo” e Spaniel, que significa “cachorro espanhol”.

Os primeiros Cocker Spaniel foram levados para os Estados Unidos por volta do ano de 1880, não demorou muito para que a raça fosse reconhecida em solo americano, pelo National American Kennel Club (que mais tarde se tornaria apenas American Kennel Club), o que aconteceu no ano de 1884, mesmo ano em que o órgão foi fundado.

Após uma série de cruzamentos, os cães descendentes daqueles importados da Inglaterra já estavam com padrões bem diferentes e, em 1946, a AKC passou a reconhecer o Cocker Spaniel Americano e o Cocker Spaniel Inglês como duas raças totalmente diferentes.

Os Cocker Spaniel, apesar de fofos e carinhosos, são animais bem resistentes e musculosos. O Cocker Spaniel Americano, em comparação, é um pouco menor que o parente europeu. Ambos ainda foram por muito tempo utilizados para a caça, mas hoje são bem mais populares como cães de companhia.

Curiosidades sobre o Cocker Spaniel Americano

A cadela Lady, do filme
Reprodução/Walt Disney Studios

A cadela Lady, do filme “A Dama e o Vagabundo” é uma Cocker Spaniel Americana

A raça é muito popular nos Estados Unidos, chegou a ter um período de baixa, se recuperando em meados dos anos de 1980. O que talvez tenha ajudado a atingir o auge de popularidade da raça veio com a animação da Disney, de 1955, “A Dama e o Vagabundo”. No filme, a cadela Lady, uma Cocker Spaniel Americana, vive um romance com um cachorro de rua, denominado como “Vagabundo”. Em 2019, o filme ganhou uma nova versão, dessa vez com animais de verdade, sendo lançado diretamente para a plataforma de streaming da produtora.

No Brasil o Cocker Spaniel Inglês é mais comum do que a versão americana, por isso muitos acreditam que a “Dama” do filme seja um Cocker inglês.

Na embalagem de uma famosa marca de protetor solar, há um cachorrinho puxando a parte debaixo do biquíni de uma menina, esse cachorro é da raça Cocker Spaniel Americana.

Os ex-presidentes dos Estados Unidos, Herry S. Truman e Richard Nixon eram tutores de cães da raça. Oprah Winfrey também é tutora de uma cachorra, chamada Sadie,  pela qual ela se apaixonou após um ensaio fotográfico e adotou a cadela ainda filhote.

Um cachorro chamado My Own Brucie ganhou o prêmio “Best American Bred” (Melhor Cão de Raça), nos Estados Unidos, por dois anos seguidos, em 1940 e 1941. Quando faleceu, em 1943, com apenas oito anos, o jornal The New York Times publicou o obituário.

A personalidade do Cocker Spaniel Americano

Leia Também

Os cães dessa raça são cheios de energia e adoram realizar atividades físicas, mesmo sendo um cão pequeno, o ideal é que esse pet tenha um ambiente com espaço suficiente para poder brincar e correr, também adoram sair para passear com o tutor, o que também ajuda para evitar problemas de sobrepeso.

Esse cão é muito dócil e ama estar perto dos tutores. Eles são muito carinhosos e sensíveis, por isso não se dão muito bem quando ficam muito tempo sozinhos – algo representado muito bem pela cadela do filme da Disney.

Apesar de estar bem longe de ser um animal tímido, o Cocker Spaniel Americano pode ser um tanto reservado quando se trata de pessoas estranhas, embora não seja tão difícil conquistar a amizade desses cãezinhos.

Ótimos companheiros, convivem perfeitamente com crianças e outros animais. Podem ser um pouco teimosos, às vezes, mas nada que uma boa socialização não resolva . Eles são muito inteligentes, por isso não é difícil adestra-los, basta que sejam tratados com o carinho e respeito que merecem.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Higiene e saúde

O Cocker Spaniel Americano é uma excelente companhia para passeios
Carola Kpunkt/Pixabay

O Cocker Spaniel Americano é uma excelente companhia para passeios

Os pelos dos Cocker Spaniel precisam de cuidados especiais, com escovações diárias para evitar problemas como nós e embaraços. Os pelos nas orelhas são geralmente mais longos e nessa área o cuidado deve ser ainda mais rigoroso. Por serem mais longas, é comum que molhem quando tomam água e depois se sujem com a ração. Algumas pessoas costumam prender as orelhas dos cães com snoods (um tipo de touca) na hora das refeições.

Caso o tutor note um acúmulo anormal de cera ou secreções, deve levar o pet ao médico veterinário. Os banhos nesse pet devem ser dados pelo menos uma vez ao mês, ou caso o pet venha a se sujar em passeios ou brincadeiras. Realizar a tosa higiênica dos pelos também é recomendável, para evitar problemas de saúde.

O Cocker Spaniel Americano é um cachorro resistente e não tende a apresentar maiores problemas de saúde, mas para isso o tutor precisa ter certos cuidados com o pet, como a higienização das orelhas e ouvidos, para evitar problemas, como infecções. A otite canina, por exemplo, é bastante comum em cães da raça, então é recomendado que se faça a manutenção dos ouvidos ao menos uma vez por semana.

Problemas de obesidade são mais comuns com os Cocker Spaniel ingleses, mas é preciso ter cuidados para evitar o sobrepeso nesses cães, pois eles são também são suscetíveis a problemas de coluna e luxação de patela.

Doenças oculares também podem acometer a raça, por isso vale ter o mesmo cuidado com os olhos que se tem com os ouvidos, além de levar o pet para consultas regulares com um médico veterinário.

Fonte: IG PET

Veja também

© Pedro Souza/Atlético/Direitos Reservados

Já campeão, Atlético-MG recebe Bragantino em reencontro com torcida

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes

107939

Subida dos juros deve provocar desaceleração na economia, diz Guedes

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

107935

Em relatório preliminar, deputado destina R$ 16,2 bilhões para orçamento secreto

107933

Nova proposta de reforma trabalhista quer proibir motoristas de app na CLT

107931

Pais de autor de massacre em escola de Michigan são presos

107929

Biden e Putin farão reunião sobre tensões na Ucrânia