Guia alimentar: hábitos saudáveis podem evitar complicações durante a gravidez

Publicado em 17/07/2022 às 11:46

Compartilhe

Guia-alimentar-habitos-saudaveis-podem-evitar-complicacoes-durante-a-gravidez

A alimentação saudável é importante em todos os momentos da vida. Durante a gestação, a mulher, além de estar nutrindo seu próprio organismo, também está alimentando uma nova vida em formação. Nessa fase, o consumo de água, alimentos in natura diversos e minimamente processados são importantes para suprir a necessidade de nutrientes fundamentais, como ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D, entre outros.

O Ministério da Saúde possui um protocolo de uso do Guia Alimentar para Gestantes. A alimentação saudável na gestação favorece o bom desenvolvimento fetal, a saúde e o bem-estar da mulher, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.

Para uma orientação alimentar adequada, é importante que o profissional de saúde esteja ciente de aspectos relacionados à vulnerabilidade social e renda, rede de apoio, idade e condições de trabalho de cada gestante atendida. Outros fatores de importante observação são as alterações fisiológicas e seus sintomas, como:

  • náuseas, vômitos e tonturas;
  • azia;
  • plenitude gástrica;
  • constipação intestinal;
  • fraqueza;
  • desmaios;
  • dores físicas, inchaço e alterações bucais.

Essas mudanças normalmente variam ao longo da gestação. Para amenizar os desconfortos gastrointestinais, como plenitude gástrica, náuseas, vômitos e indigestão, é importante que a gestante faça um maior fracionamento das refeições ao longo do dia, intercalando três refeições principais e três pequenos lanches.

Modificar a consistência dos alimentos, ingerindo opções mais macias e pastosas, não consumir líquidos durante as refeições, evitar o consumo de alimentos gordurosos, doces, picantes e com cheiros fortes e não deitar após as refeições também são hábitos que podem ajudar a aliviar esses sintomas.

Uma boa alimentação e hábitos saudáveis contribuem para a qualidade de vida da mãe e o desenvolvimento do bebê.

Conheça algumas das principais recomendações para uma gestação saudável:

  • Consuma diariamente feijão, preferencialmente no almoço e no jantar;

Feijão e arroz são uma típica combinação brasileira e o consumo deve ser incentivado também durante a gestação. O feijão, como outras leguminosas, é rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. É um alimento com ferro, um nutriente importante para a produção de células vermelhas do sangue (hemácias), no transporte do oxigênio no organismo e na prevenção de anemia ferropriva (deficiência de ferro). O consumo adequado de fibras e ferro também está associado a menor chance de sobrepeso e obesidade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino, evitando a constipação.

  • Evite o consumo de bebidas adoçadas, como refrigerante, suco de caixinha, suco em pó e refrescos (bebidas ultraprocessadas);

Essas bebidas têm uma grande quantidade de açúcares, aromatizantes, corantes e outros aditivos. A ingestão pode piorar sintomas comuns na gestação, como náuseas e vômitos, além de contribuir para o desenvolvimento de diabetes gestacional, ganho de peso excessivo nas mulheres e maior probabilidade de excesso de peso em crianças na primeira infância. O consumo dessas bebidas também pode interferir na ingestão de água, meio adequado e seguro de hidratação.

  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados como hambúrgueres, embutidos, macarrão instantâneo, bolachas salgadas, doces ou recheadas e guloseimas;

Os alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados, ou seja, ricos em gorduras, açúcares e sódio e pobres em fibras, vitaminas e minerais. O consumo está relacionado ao ganho de peso gestacional excessivo e a maiores dificuldades para a perda de peso após o parto.

  • Consuma diariamente legumes e verduras;

Eles são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, nutrientes essenciais durante a gestação. Seu consumo ajuda a prevenir o nascimento prematuro, desenvolvimento de anomalias congênitas e ganho de peso gestacional excessivo.

  • Consuma diariamente frutas, sendo preferencialmente inteiras, em vez de sucos;

As frutas também são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. As fibras presentes nesses alimentos contribuem para o funcionamento saudável do intestino. Prefira o consumo de fruta inteira em vez de sucos, mesmo os naturais, porque os sucos feitos a partir da fruta não fornecem os mesmos benefícios e nutrientes que o consumo da fruta inteira.

  • Se alimente regularmente, sem se envolver em outras atividades, como assistir televisão, mexer no celular ou computador.

É muito importante comer devagar, com atenção e mastigar mais vezes os alimentos. Essas práticas ajudam na digestão e podem reduzir o desconforto gástrico, como sensação de estufamento e refluxo.

Guia alimentar

Durante o mês de julho, o Ministério da Saúde vai divulgar uma série de conteúdos sobre a importância da alimentação saudável e as particularidades em cada fase da vida. Acompanhe.

Fran Martins
Ministério da Saúde

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo