Guedes associa revisão da tarifa do Mercosul com redução no preço de alimentos

Publicado em 08/11/2021 às 13:20

Compartilhe

103876


source
Governo brasileiro defende redução da Tarifa Externa Comum
O Antagonista

Governo brasileiro defende redução da Tarifa Externa Comum

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) como uma medida que levará à modernização do Mercosul e relevante para atender necessidades internas, como a redução do custo de alimentos e outros itens essenciais no Brasil.

“A modernização do Mercosul passa também pela dimensão tarifária e nós trabalhamos isso bastante com os nossos sócios. É importante ter acesso e atenção às necessidades internas de forma a reduzir o custo de comida, de itens essenciais para a população brasileira”, declarou.

O ministro participou da abertura do seminário “Mercado Digital Regional”, promovido pelo Ministério de Relações Exteriores e Cepal nesta segunda-feira.

Na semana passada, o Brasil reduziu em 10% as alíquotas de importação de 87% do universo tarifário, com a justificativa de que essa redução é importante dada a conjuntura da pandemia da Covid-19 e que provocará um choque de oferta capaz de moderar a inflação. No entanto, especialsitas consultados pelo GLOBO avaliam que esse impacto será limitado.

Leia Também

Guedes ressaltou que a redução da alíquota – que não abrange setores sensíveis como automobilístico e têxtil – teve a concordância dos demais parceiros do bloco.

“Ainda que temporário e moderado, nós estamos indo na direção correta de modernização. Manter o Mercosul relevante para o Brasil depende justamente de sua capacidade de resposta a essas oportunidades de mercado que existem e essas necessidades de reforma”, argumentou.

A avaliação de Guedes sobre o Mercosul é de que o bloco foi visionário quando formado, mas que acabou engessando muito as relações comerciais entre os países, e que precisa passar por mudanças para promover uma integração mais ampla com a economia global, por meio de novos acordos.

Para isso, o mercado digital regional seria uma possibilidade para caminhar nessa direção.

“Temos agora uma revolução digital, uma segunda grande oportunidade de relançamento das nossas plataformas. É nesta oportunidade para modernização do Mercosul que nós temos que incluir essa pegada digital, essa nova dimensão que transforma o nosso mercado em extraordinariamente atraente e ao mesmo tempo moderno para que sigamos no projeto de integração global”, afirmou.

Veja também

maceio-08-12-ft-defesa-civil-alagoas

Mina em Maceió afunda mais 5,7 cm em 24h e Defesa Civil mantém alerta

PMMF-08-12

Marechal Floriano se encherá de luzes e magia com o desfile de Natal neste sábado (09)

GATRONOMIA

Salada de frango defumado e abacaxi 

vacina-08-12-freepik

Idosos e imunocomprometidos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina bivalente no Estado

dor-08-12-freepik

Pesquisa aponta que quase 37% dos brasileiros acima de 50 anos têm dores crônicas

tempo-08-12-freepik

Sexta-feira inicia com calor e previsão de instabilidade ao longo do dia no Espírito Santo

agua-08-12-ft-Julio-Huber

Falta de chuva faz governo do Espírito Santo decretar estado de alerta

prf-08-12

Foram aplicadas 158 multas e apreendidos 12 veículos em operação nas montanhas