Governo zera imposto de importação para nove alimentos e anuncia novas medidas para conter a inflação

Publicado em 07/03/2025 às 09:07

Compartilhe

54368921642_77fbb78921_o

Foto: Cadu Gomes/VPR

Para conter a inflação dos alimentos, o governo anunciou a isenção do Imposto de Importação para nove produtos. O vice-presidente Geraldo Alckmin fez o anúncio na noite desta quinta-feira (6), após uma série de reuniões.

Alimentos com imposto zerado:

  • Azeite (antes: 9%)
  • Milho (antes: 7,2%)
  • Óleo de girassol (antes: até 9%)
  • Sardinha (antes: 32%)
  • Biscoitos (antes: 16,2%)
  • Massas alimentícias (macarrão) (antes: 14,4%)
  • Café (antes: 9%)
  • Carnes (antes: até 10,8%)
  • Açúcar (antes: até 14%)

Além disso, a cota de importação do óleo de palma foi ampliada de 65 mil para 150 mil toneladas.

Alckmin afirmou que a redução das tarifas entrará em vigor nos próximos dias, após aprovação da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

“O governo está abrindo mão de imposto para reduzir os preços”, declarou o vice-presidente.

As medidas foram decididas após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin, ministros e empresários no Palácio do Planalto.

Impacto para os produtores nacionais

O vice-presidente garantiu que a isenção não prejudicará os produtores brasileiros, apesar da concorrência com produtos importados.

“Acreditamos que não haverá prejuízo. Os preços variam ao longo do tempo, e estamos em um momento em que a redução do imposto pode ajudar a baixar os preços. Isso complementa o mercado e beneficia os consumidores”, afirmou.

Outras medidas

Além da isenção, Alckmin anunciou o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sem detalhar valores. No mês passado, a Conab solicitou R$ 737 milhões para recompor os estoques de alimentos.

Outra ação será a priorização dos produtos da cesta básica no próximo Plano Safra, com financiamentos subsidiados voltados à produção de alimentos essenciais para o mercado interno.

Por fim, o governo pretende acelerar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que descentraliza inspeções sanitárias. O objetivo é aumentar o número de registros de 1.550 para 3.000, agilizando a liberação de produtos como leite, mel, ovos e carnes para venda em todo o país.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Foto Ana Rita - CAPA

Grupo de mães busca conscientização sobre o autismo em Domingos Martins

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas

WhatsApp-Image-2025-04-29-at-09.20.09

Corpo de Bombeiros e Polícia Científica recebem novas viaturas

Samantha

Santa Teresa vira palco do blues com nova atração no Santa Jazz

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo