Governo prepara MP para estabilizar preço do diesel e do gás de cozinha; entenda

Publicado em 08/11/2021 às 18:21

Compartilhe

103964


source
Gasolina fica fora da MP
Reprodução: iG Minas Gerais

Gasolina fica fora da MP

O governo pretende enviar ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) que cria um “fundo de estabilização” visando amenizar os preços do diesel e do gás de cozinha. Segundo a jornalista Ana Flor, do G1, a gasolina fica de fora.

A verba do fundo seria composta por:

  • royalties do petróleo;
  • dividendos pagos pela Petrobras à União;
  • possivelmente, de fundo social administrado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), braço da União na gestão de exploração de óleo e gás, e
  • da Cide Combustíveis, contribuição que hoje ainda incide sobre a gasolina.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou temor em uma nova possibilidade de greve dos caminhoneiros caso o diesel fosse reajustado pela Petrobras . Bolsonaro diz a auxiliares que o maior problema do seu governo é a alta no preço dos combustíveis. 

Incomoda também ao presidente a possibilidade de os combustíveis virarem arma da oposição durante o período eleitoral.

Neste ano, a gasolina já sofreu reajuste de mais de 40%. O diesel já foi reajustado em 38% e o gás de cozinha em 36%.


Veja também

ufes-11-12

Pesquisadores da Ufes desenvolvem primeiro chip fotônico capixaba

idaf-11-12

Proprietários de imóveis rurais acima de quatro módulos fiscais têm até final de dezembro para se inscrever no CAR

saude-11-12-freepik

Estudo da UFMG avalia resposta ao tratamento de pacientes com hemofilia A

guerra-11-12-freepik

Número de mortos em Gaza sobe para quase 18 mil

prefeitura-Xanxere-11-12-divulgacao-capa

Santa Catarina volta a sofrer com fortes chuvas e registra morte

mat-paga-11-12-brasil

O Jogo Online é Popular no Brasil? O Que Você Precisa Saber Antes de Experimentar

vacina

Ministério da Saúde lança assistente virtual no WhatsApp com informações oficiais sobre a vacinação

Com-previsao-de-aumento-de-casos-Ministerio-da-Saude-coordena-acoes-de-enfrentamento-das-arboviroses

Com previsão de aumento de casos, Ministério da Saúde coordena ações de enfrentamento das arboviroses