Governo firma convênio para limpeza e desassoreamento de córregos em Mimoso do Sul

Publicado em 12/03/2025 às 08:33

Compartilhe

WhatsApp-Image-2025-03-11-at-15.05.44

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou nesta terça-feira (11) um convênio para a limpeza e desassoreamento dos córregos Belmonte, Santa Marta, da Serra e do Rio Muqui do Sul, no município de Mimoso do Sul. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), conta com um investimento de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado.

Os serviços serão realizados em uma extensão de 5.719 metros, com intervenções estratégicas para evitar o acúmulo de sedimentos e melhorar o escoamento das águas. Mimoso do Sul foi uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o sul capixaba em março do ano passado.

“Essa recuperação foi um esforço conjunto entre a população, o Governo do Estado e a Prefeitura. Graças a essa união, avançamos bastante. Infelizmente, não podemos trazer de volta as vidas perdidas, mas podemos reconstruir a esperança de dias melhores. As obras de limpeza continuam e, mesmo sendo um processo demorado, não podemos parar”, destacou Casagrande.

O governador também mencionou outras ações do Estado no processo de reconstrução. “A Agerh está conduzindo um estudo para uma barragem de regulamentação de vazão, além de avançarmos no desassoreamento do rio. Estamos desapropriando terrenos para a construção de casas populares e investindo na contenção de encostas. Também firmamos um contrato com a empresa Sanepar para monitoramento hidrometeorológico, garantindo maior segurança para o município”, explicou.

Durante o evento, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, reforçou a importância da iniciativa para minimizar os impactos das chuvas intensas na região. “As fortes chuvas representam um grande desafio para a infraestrutura e a segurança da população. Esse investimento garantirá maior fluidez da água nos córregos e no rio, reduzindo o risco de enchentes e melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou.

Ele ainda destacou o compromisso do Estado com ações preventivas. “Nosso objetivo é preparar melhor as cidades capixabas para os desafios climáticos. O desassoreamento e a limpeza dos córregos são medidas fundamentais para reduzir os danos causados pelas chuvas e aumentar a segurança da população”, acrescentou.

O evento contou com a presença do prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, dos deputados estaduais Dr. Bruno Rezende e Allan Ferreira, e de diversos secretários estaduais, como Vitor de Angelo (Educação), Nara Borgo (Direitos Humanos), Tyago Hoffmann (Saúde), Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Cynthia Grillo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), além de dirigentes de autarquias e órgãos públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo