Governo do Estado institui Semana Estadual do Campo Limpo

Publicado em 02/01/2025 às 15:07

Compartilhe

Servidores do Idaf tem estudo inédito sobre a Mata Atlântica publicado em revista suíça

foto: Rafaely Lyra

A Semana Estadual do Campo Limpo foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O governador do Estado, Renato Casagrande, acaba de instituir a Semana Estadual do Campo Limpo, por meio da Lei nº 12.323, de 23 de dezembro de 2024. A partir de 2025, na terceira semana de agosto de cada ano, vão acontecer ações para conscientizar produtores rurais, trabalhadores e a sociedade capixaba sobre a importância da destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura, para prevenir danos ao meio ambiente e a saúde dos produtores rurais.

A Semana Estadual do Campo Limpo foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Defesa e Inspeção Vegetal, que realiza ações de fiscalização nos comércios e lavouras. De acordo com o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, caberá ao órgão a coordenação das ações relacionadas à Semana Estadual do Campo Limpo. 

“Para o pleno efeito das ações, o Idaf deve buscar parcerias com demais órgãos e entidades ligados ao setor agrícola, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, bem como com o setor produtivo. Recentemente, assinamos um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representa 3.602 associados (distribuidoras de insumos agrícolas e veterinários) em todo Brasil, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta ação, a Andav será um grande parceiro”, disse Chagas.

O diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, explica que o órgão pretende, com as entidades parceiras do setor público e privado, organizar campanhas de coleta de embalagens vazias, realizar palestras e treinamentos sobre a destinação correta, além de criar materiais educativos para produtores rurais. “Descartar embalagens de agrotóxicos corretamente é crucial para prevenir a contaminação do solo, da água e do ar, proteger a biodiversidade, degradação do solo e mitigar os impactos climáticos, além de evitar riscos à saúde dos seres humanos. Estamos bem à frente de outros estados, criando uma semana inteira com uma programação de conscientização, em vez de apenas um dia, porque entendemos a importância desta ação educativa. O nosso objetivo é proteger o meio ambiente e a saúde dos produtores rurais”, esclareceu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

agricultura -freepik

Crédito rural no Espírito Santo tem alta de 24,5% e atinge maior volume da história na safra 2024/2025

Revitalização de estrada fortalece agro em Conceição do Castelo-0

Revitalização de via rural beneficia o setor agropecuário em Conceição do Castelo

d2e146ac-de9e-4549-a23c-b9e9fb6a5350

Brasil retoma produção nacional de insulina após mais de 20 anos

57e4d37e-029e-40eb-a443-efae0b39d6c3

Contaminação em ração causa a morte de 245 cavalos em quatro estados

{33CA4D14-6A8E-AB12-7C24-DD7BE8BDEBAC}

Colheita de morangos vira roteiro de lazer em Alfredo Chaves

melão-freepik

Pesquisadores do Incaper participam de obra técnica sobre cultivo do melão

coluna-vida-saudavel

Aumento preocupante dos casos de transtornos mentais nos últimos anos

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins