Governo do Estado entrega novos leitos SUS para atendimento pediátrico e adulto em Guarapari

Publicado em 14/02/2025 às 13:40

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-02-14 at 11.01.38 (1)

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (14) a oferta de mais 22 leitos hospitalares no Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), gestor do Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz”, em Guarapari. Essa entrega representa a última fase de ampliação realizada pela Secretaria da Saúde (Sesa) para a contratualização de leitos a fim de atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para esta última fase, foram contratualizados 10 leitos de Clínica Cirúrgica – Enfermaria adulto e 12 leitos de Clínica Cirúrgica – Ortopédica Adulto, totalizando 22 novos leitos.

Presente na unidade para a entrega dos novos leitos, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sesa, em ampliar o acesso ao leito hospitalar e às cirurgias.

“Temos o compromisso com a população capixaba e essa nova entrega mostra mais uma importante fase na saúde pública capixaba. Passamos de 98 leitos contratualizados para 183 leitos, ampliamos o perfil hospitalar da unidade com atendimentos em ortopedia e a sua capacidade instalada”, celebrou o secretário, Tyago Hoffmann.

A ampliação, iniciada em outubro de 2024, totaliza agora 85 novos leitos contratualizados, passando de 98 leitos SUS para 183, com aporte financeiro de R$5.589.926,16 por mês. Além dos novos leitos, o Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz” ampliou o perfil assistencial aos usuários do SUS, com inclusão da ortopedia adulta e pediátrica, e da sala vermelha pediátrica.

Além disso, passou de um hospital caracterizado como Apoio, de média e baixa complexidade, para um hospital Estratégico, com mais de 100 leitos, segundo a classificação da rede hospitalar estadual que considera o perfil assistencial e a sua capacidade instalada, definida na Portaria Nº 215-R, de 2021. A unidade é referência para o atendimento aos Guaraparienses, à região Metropolitana de saúde e à região Expandida Sul.

Leitos SUS no Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz”, em Guarapari

Com a ampliação iniciada em outubro de 2024, o Governo do Estado, por meio da Sesa, celebrou a última fase de entrega de novos leitos aos usuários do Sistema Único de Saúde no Hospital “Cidade Saúde Dr. Luiz Buaiz”, em Guarapari.

Os serviços contratualizados incluem: obstetrícia (atendimento de gestantes de risco habitual); Enfermaria Adulto e Pediátrica; Cirurgia Adulto e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP); Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); Salas vermelhas Adulto e Pediátrica; e Ortopedia Adulto e Pediátrica.

Abaixo a tabela com o quantitativo de leitos contratualizados, totalizando os 183 leitos SUS na unidade.

TIPO DE LEITOSNº LEITOS
Clínica Médica – Enfermaria Adulto30
Clínica Médica – Enfermaria Pediátrica31
Clínica Cirúrgica – Enfermaria Adulto10
Clínica Cirúrgica – Enfermaria Pediátrica5
Clínica Cirúrgica – Ortopédica Adulto12
Clínica Cirúrgica – Ortopédica Pediátrica5
Clínica Obstétrica – Enfermaria – Risco Habitual27
Intermediária Neonatal Convencional (UCINCO)7
UTI Pediátrica10
UTI Neonatal10
UTI ADULTO20
U/E Sala Vermelha Adulto10
U/E Sala Vermelha Pediátrica6

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

capa

Moradores relatam quebras constantes de ônibus da Cordial em Domingos Martins

capa

Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

84103

Março azul: Hospital Dório Silva reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

corpo_48393_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Projeto de Lei propõe regulamentação para circulação de cães policiais e bombeiros no ES

WhatsApp Image 2025-03-27 at 17.06.05

Forças de Segurança deflagram Operação Estado Presente no noroeste do Estado

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Marechal Floriano

{DACDEEC1-EBAB-A3C4-152A-AADDBA42B1EC}

Alfredo Chaves abriga o polo nacional de pesquisa sobre o maruim

1765

Chocolates artesanais feitos com cacau capixaba encantam turistas com o apoio do Senar-ES