Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

Publicado em 15/06/2024 às 12:47

Compartilhe

inovacoes-es

Até o próximo domingo (16), o Espírito Santo será o centro das atenções quando se fala em inovação e tendências. As melhores experiências, diversas startups e mais de 130 palestras com profissionais reconhecidos nos cenários nacional e internacional nas áreas de tecnologia, conhecimento e empreendedorismo estarão no Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2024, que acontece na Praça do Papa, em Vitória.

Nesta sexta-feira (14), primeiro dia de evento, o governador Renato Casagrande acompanhou uma parte da programação da ESX 2024 e viu de perto o local em que os órgãos públicos estaduais apresentam as principais ações inovadoras e acessíveis à população capixaba.

“O Espírito Santo tem se tornado um local de inovação. Temos algumas premissas em nosso governo e uma delas é a inovação. Em 2019, no começo do segundo mandato, estive em Portugal na maior feira de inovação do mundo. A partir daquele momento, estamos buscando inovação a cada dia, trazendo novidades e a ESX é uma forma de trazermos esse ambiente de inovação para nosso Estado. Estamos na vanguarda desse ambiente inovador, com apoio e investimento direto do Governo estadual. Vamos seguir transformando nosso Espírito Santo em um local de oportunidades”, afirmou Casagrande.

As Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Direitos Humanos (SEDH) demonstram no evento como a inovação social é essencial para o desenvolvimento. Sob o tema “O Futuro da Inovação é Social”, o estande dos Ambientes Sociais de Inovação (ASI) apresenta oportunidades de acesso a tecnologias sociais e inovação. O espaço destaca projetos como Cocreation Lab, Social Lab, HUB ES+, Eva Horizontes e OPInE Formações. Essas iniciativas exemplificam como o Governo do Espírito Santo está promovendo a transformação, por meio da inovação social.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas, a presença da pasta no evento é uma oportunidade única para mostrarmos ao público os avanços e as inovações promovidas pelo Governo. “Nossos programas e projetos têm como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão e fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso Estado”, destacou.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que completa 20 anos de existência em 2024, está apresentando suas ações de fomento à inovação capixaba a partir do apoio oferecido às startups. “Além de trazermos os editais recorrentes de apoio à inovação, aproveitamos para anunciar a próxima edição do Programa Tecnova, que será lançada em julho. O Tecnova III é um edital muito aguardado pelo ecossistema de inovação capixaba e vai oferecer aceleração e internacionalização de novos produtos e serviços de startups do Espírito Santo que estão na fase de tração e escala”, adiantou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

A estimativa é de que 30 mil pessoas visitem o ESX 2024 durante os três dias de evento. Um espaço moderno e interativo foi montado pelo Governo do Estado e os visitantes terão acesso a diversas informações sobre programas de qualificação, capacitações científicas, oferta sobre bolsas de estudos para graduação, projetos inovadores, além de serviços voltados para mulheres e as principais pesquisas em andamento na área da saúde.

Um time de técnicos da Secti, da Fapes, da SEDH, da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) estarão realizando atendimentos para esclarecer todas as dúvidas dos visitantes.  A feira de inovação é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02