Governo do Estado anuncia novas parcerias para a Universidade Aberta Capixaba

Publicado em 13/01/2024 às 02:30

Compartilhe

Governo-do-Estado-anuncia-novas-parcerias-para-a-Universidade-Aberta-Capixaba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou, nesta quinta-feira (11), os novos cursos que serão disponibilizados este ano pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC), além do anúncio da parceria com novas instituições de ensino: Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (ESMAGES).

Essas instituições se unem aos atuais parceiros – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) -, ampliando a oferta de educação superior gratuita aos capixabas.

Em 2024, serão ofertadas pela Universidade Aberta Capixaba um total de 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e de extensão. Somando os cursos vigentes de 2022, 2023 e 2024, o Governo do estado chega a marca de 8.064 vagas, em um investimento de R$ 42 milhões.

O governador Renato Casagrande comentou sobre a importância das novas oportunidades de formação e a chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, disse.

“É com grande satisfação que anunciamos as 8.064 vagas em cursos de ensino superior pela UnAC, reforçando nosso compromisso com a democratização do conhecimento. A oferta dessas oportunidades não apenas impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, mas também desempenha um papel crucial na promoção da igualdade social. Acreditamos que o acesso à educação superior é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O que é Universidade Aberta Capixaba (UnAC)?

Inserido no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, o Programa de Estado denominado Universidade Aberta Capixaba – UnAC foi estabelecido em 2021, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Sua missão consiste em coordenar políticas públicas de Ensino Superior lato sensu e stricto sensu (graduação, especialização, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e extensão).

A iniciativa visa ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado do Espírito Santo, adotando uma abordagem híbrida (online e presencial) nos polos já estabelecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização dos cursos. Atualmente, contamos com 29 polos autorizados, com a perspectiva de abrir novos polos no futuro.

O Programa impulsiona a formação de profissionais na área de educação superior, oferecendo cursos exclusivamente aprovados pela UnAC e executados por instituições como o Ifes, Ufes e Fames. Essas entidades apresentam projetos que buscam suporte financeiro para viabilizar a implementação dos cursos definidos.

Destaca-se que, em 2022, foram disponibilizadas 1.240 vagas, sendo 320 voltadas para graduação e 920 destinadas a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em colaboração com o IFES e UFES. Já em 2023, a oferta de vagas expandiu-se para 2.163, abrangendo 120 para graduação, 1.960 para oito pós-graduações, 66 para três mestrados e 17 para um doutorado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial