Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza

Publicado em 21/05/2025 às 14:47

Compartilhe

Screenshot 2025-05-21 at 14-45-30 Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza — Agência Gov

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O  Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta quarta-feira (21/5), nota com o posicionamento do governo brasileiro sobre a intensificação dos bombardeios aéreos e expansão das operações terrestres de Israel na Faixa de Gaza. Confira: 

“O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, o lançamento de nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza, com intensificação dos bombardeios aéreos e expansão das operações terrestres, que provocaram, nos últimos dias, a morte de mais de 300 palestinos, incluindo mulheres e crianças, e forçaram deslocamento de mais de 60 mil pessoas.

Ao deplorar a declaração do Primeiro-Ministro de Israel de que o país “assumirá o controle” de toda a Faixa de Gaza, o Brasil recorda que qualquer pretensão de exercer autoridade permanente em território ocupado é incompatível com as normas de direito internacional. O Brasil reafirma, ainda, que a única solução legítima e duradoura para o conflito reside na implementação definitiva da solução de dois Estados.

Submetida há mais de dois meses a bloqueio completo, a Faixa enfrenta, ademais, risco iminente de fome generalizada. O Brasil expressa grave preocupação com a anunciada intenção israelense de permitir ingresso mínimo de alimentos e remédios em Gaza, recordando que o uso da fome como método constitui crime de guerra.

O Brasil conclama o governo de Israel a permitir acesso imediato e desimpedido de ajuda humanitária ao território, em consonância com suas obrigações de Direito Internacional Humanitário, assim como reitera apelo em favor da cessação permanente das hostilidades, retirada completa das forças israelenses de Gaza e da libertação dos reféns remanescentes.”

Fonte: Agência Gov | Via MRE

Veja também

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.23.12

Atletas de Domingos Martins e Marechal Floriano conquistam medalhas em torneio internacional de jiu-jitsu

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.01.48 3245dff

Chuvas fortes colocam o ES em alerta no fim de semana e Marechal Floriano registra maior volume

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.05.02 sdkjewqfgefoeadfgf

Moradores de Marechal Floriano mobilizam rede de solidariedade após chuvas deixarem centenas de desalojados

capa

Entre lama e perdas, moradores tentam recomeçar após enchente devastadora

capa

BR-262 tem interdição parcial após erosão e risco de novos deslizamentos

capa

Com estradas destruídas e desalojados, Marechal Floriano vai decretar situação de emergência

DSC05381

Oficinas de culinária italiana para crianças e adultos neste fim de semana em Santa Teresa

bandeira da argentina - freepik

Argentina diz que pode enviar militares para guerra se EUA solicitarem