Governador Renato Casagrande e equipe debatem os principais desafios do Espírito Santo em 2020

Publicado em 11/02/2020 às 13:38

Compartilhe

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, juntamente com a vice-governadora Jaqueline Moraes e os secretários de todas as pastas participarão, nesta quarta-feira (12), em Vitória, de um encontro com representantes da CLP – Liderança Pública. A reunião servirá para a apresentação de um diagnóstico completo do Estado em relação aos dez pilares do Ranking de Competitividade 2019. 

O Espírito Santo foi o 6º Estado mais competitivo do país em 2019, ficando duas posições acima de sua performance na edição do Ranking de 2018, quando ocupava a 8ª colocação. O encontro vai detalhar os indicadores de cada um dos pilares que compõem o Ranking, com o objetivo de oferecer às autoridades estaduais um claro diagnóstico dos destaques e desafios do estado em diferentes áreas.

Organizado anualmente pelo CLP – Liderança Pública em parceria com a The Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria Integrada, o Ranking de Competitividade é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos na melhoria da competitividade dos seus estados.

São 70 indicadores distribuídos em dez pilares: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

De acordo com o Ranking de Competitividade, dos 26 Estados brasileiros (além do Distrito Federal), 16 apresentaram piora nas contas públicas ou mantiveram uma situação fiscal frágil. Por outro lado, o Espírito Santo conquistou o segundo lugar no ranking geral no quesito Solidez Fiscal, com destaque para o Gasto com Pessoal.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A unidade federativa também registrou grande evolução nos pilares de Sustentabilidade Ambiental, Infraestrutura, Segurança Pública e Potencial de Mercado. Em Infraestrutura, o Estado saiu da 16ª posição para a 8ª; já em Segurança Pública subiu cinco posições, alcançando a 10ª posição e, por fim, em Potencial de Mercado o Estado ganhou 12 posições, chegando ao 12° lugar.

Por outro lado, para conseguir integrar o grupo dos cinco estados mais bem avaliados e atrair mais investimentos, o Espírito Santo precisa melhorar em alguns pilares como Capital Humano e Inovação.

No primeiro, que mede custo de mão de obra, pessoas economicamente ativas com ensino superior, produtividade do trabalho e qualificação dos trabalhadores, o Espírito Santo teve uma queda acentuada de sete posições. Já no segundo, o Estado ocupa a 24ª posição, apresentando baixo número de empreendimentos inovadores, como aceleradoras e incubadoras, além de baixo investimento em P&D.

Dessa forma, o grande foco de debate será apresentar um diagnóstico geral e sugerir possibilidades de melhorias para o Estado, tendo como objetivo a entrega de serviços públicos de qualidade para a população.

Veja também

enem 2 dia

Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas

atendimento na COP30

Saúde realiza quase 2 mil atendimentos durante a COP30

plataforma da saúde SUS

Ministério da Saúde lança plataforma que integra dados de saúde, clima e território para fortalecer resposta do SUS às mudanças

instituto agronômico

Instituto Agronômico comemora 138 anos de sua criação e o bicentenário de seu criador

In the Hospital Operating Room Diverse Team of Professional Surgeons and Nurses Suture Wound after Successful Surgery.

Estado já realizou mais de 150 mil cirurgias eletivas neste ano

Cerco Inteligente Móvel

Governo do Estado lança Cerco Inteligente Móvel para reforçar combate ao crime

programa para proteção da mulher

Programa Mulher Segura: Governo lança serviço de monitoramento de agressores

concurso de ovos

Eleitos os melhores ovos de galinha do Espírito Santo