SAÚDE

Governador divulga mapa de risco da Covid-19 e alerta sobre a ocupação de leitos de UTI

Publicado em 26/02/2021 às 21:42

Compartilhe

Em uma live realizada no início da noite de hoje pela internet, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, divulgou o novo mapa de risco da Covid-19, que passa a valer a partir de segunda-feira (1º). Apenas Piúma continua no Risco Alto para a transmissão do vírus.

De acordo com Casagrande, apesar da estabilidade média entre 18 a 20 mortes por dia no Estado, não é momento de relaxar nas medidas de prevenção, pois a cada dia cresce o número de mortes no Brasil. O governador enfatizou que o número de leitos hospitalares que foram abertos desde o início da pandemia no Estado fez com que houvesse um controle na ocupação de leitos de UTI. No Espírito Santo, a ocupação nos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 71,94%.

“Mais de 20 Estados estão em situações críticas. Alguns entraram em colapso e não há mais leitos, e em outros estão perto do colapso. O Espírito Santo não está isento de termos situações mais graves e de uma transmissão maior”, destacou.

Mapa de risco dia 26

VACINA – O governador destacou que há a expectativa de que a partir de março, o número de vacinas recebidas será maior e, de acordo com o governo federal, a intenção é que até o final do ano todos os brasileiros sejam vacinados.

“Estamos atentos e se pudermos comprar vacina para o Estado, para agilizar a imunização, com certeza iremos comprar. A vacina é o caminho e é a forma de resolvermos esse problema. Se houver forma de antecipar a vacinação no Espírito Santo, iremos antecipar”, afirmou.

TESTES – A partir da próxima semana, segundo Casagrande, serão distribuídos 62 mil testes rápidos, que identifica em poucos minutos se a pessoa está contaminada. Esses testes foram doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“Vamos comprar mais 250 mil testes destes. Queremos testar o maior número de pessoas e ter um resultado rápido. Por enquanto, o isolamento de pessoas contaminadas de quem teve contato com pessoas contaminadas é fundamental. Também serão entregues oxímetros aos municípios, para que o controle de oxigenação no sangue da pacientes seja maior”, comunicou o governador.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Piúma

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Serra. Sooretama e Venda Nova do Imigrante.

Veja também

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos-2

Sargento aposentado da PM cai de escada em casa e é atendido pelo Samu

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos

Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Comunidade-de-Marechal-Floriano-tera-mais-esgotos-tratados-2

Comunidade de Marechal Floriano terá mais esgotos tratados

Aplicativo-dinamiza-aulas-de-Projeto-de-Vida-em-escola-de-Domingos-Martins

Aplicativo dinamiza aulas de Projeto de Vida em escola de Domingos Martins

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-15.14.32

Estado recebe mais de 150 mil doses da Fiocruz para segundas doses

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho