Governador Casagrande participa de debate sobre Reforma Tributária no Senado Federal

Publicado em 30/08/2023 às 08:22

Compartilhe

casagrande

Foto: Renato Braga

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (29), da sessão de Debates Temáticos sobre a Reforma Tributária no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF). O capixaba defendeu a aprovação do novo sistema tributário brasileiro, mas que este leve em consideração o desenvolvimento regional. “O novo sistema não deve ser um instrumento de desequilíbrio da Federação”, pontuou.

Em seu discurso, Casagrande defendeu importantes conquistas, como a estabilidade institucional e o equilíbrio das contas públicas. “O Espírito Santo encontrou um caminho nesse caos tributário e hoje está equilibrado na área fiscal e institucionalmente, conseguindo se desenvolver com políticas públicas bem aplicadas. Um estado que tem desde 2012 a nota máxima de gestão fiscal e que criou um fundo soberano com as receitas do petróleo. Não podemos ter um sistema tributário brasileiro que ameace essas conquistas”, disse.

Anúncio

O mandatário capixaba ponderou ainda sobre itens no projeto que devem ser modificados pelos senadores em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados. “Tenho a certeza de que esta Casa pode fazer os ajustes necessários e fazer essa mediação. O Senado é a casa legislativa do equilíbrio e da representação federativa. Aqui devemos usar nosso tempo para que possamos alcançar esses resultados”, acrescentou.

Entre os pontos destacados por Casagrande, estão: os critérios de distribuição e o aumento do valor a ser repassado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, além da definição da responsabilidade sobre o ressarcimento dos créditos de exportação.

Além da maioria dos governadores ou vices dos estados, também estiveram presentes o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG); o relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (AM); e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.

Anúncio

Fonte: Governo ES

Veja também

congresso nacional 1

Veja quais foram os deputados federais mais votados em cada município das Montanhas Capixabas

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Flávio e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial

assembleia legislativa do ES

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada e PL conquista maior bancada na Assembleia Legislativa

Lucas Polese

Lucas Polese (PL) é o recordista histórico de votos para Deputado Federal no ES

GOVENADORES

Pazolini e Ferraço avançam para o segundo turno na disputa pelo Governo do Espírito Santo

senadores es

Renato Casagrande e Evair de Melo são eleitos para o Senado no Espírito Santo

capa

Longas filas dificultam votação no Espírito Santo

447

Votação registra primeiros crimes eleitorais nas montanhas capixabas