SAÚDE

Governador anuncia fim da quarentena, mas 76 municípios capixabas passam para risco alto e extremo

Publicado em 02/04/2021 às 21:53

Compartilhe

No início da noite de hoje (2), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que a partir da próxima segunda-feira (5), termina a quarentena que durou 18 dias no Estado, que teve o intuito de reduzir o contágio do coronavírus. Entretanto, 37 municípios passam para risco extremo e 39 para risco alto no mapa de risco da Covid-19. Apenas Conceição da Barra e Ibitirama passam para risco moderado de contágio.

Na Grande Vitória, os cinco municípios – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana – estão classificados em risco extremo, e o transporte metropolitano continua suspenso por mais uma semana, retornando, com modificações, apenas no próximo dia 12. O transporte intermunicipal pode funcionar com 50% de ocupação, e o interestadual continua suspenso.

“Durante esse período de quarentena, conseguimos efeitos importantes. As pessoas que deixaram de ser infectadas nesse período, não precisarão pressionar o serviço de saúde, e também conseguimos reduzir outras enfermidades e traumas. Estamos em um estágio grave de contágio, e o mapa do Estado está quase todo vermelho e roxo”, alertou Casagrande.

Durante o mês de março, foram abertos mais de 200 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. Entretanto, o número de ocupação continua alto. “Os índices de óbitos e transmissão da doença continuam altos no Brasil. Por isso, teremos um mês de abril triste. Durante esse mês vamos abrir mais 500 leitos de enfermaria e mais de 200 leitos de UTI. Passaremos de 1.100 leitos de UTI e mais de dois mil de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19”, anunciou o governador.

“Estamos abrindo os leitos, mas corremos o risco de não ter medicamentos e pessoal qualificado para atuar. Mas precisamos passar por esse mês, que será ainda muito pesado. Estamos intensificando as fiscalizações nas praias e em locais de lazer, para conseguirmos manter os segmentos econômicos funcionando. Se você quiser ir à praia, vá sozinho, ou com sua família, tome seu banho de mar e não aglomere. Infelizmente há pessoas que não acreditam no vírus, mas é a minoria. Estamos vivendo uma 3ª Guerra Mundial, e o inimigo é o vírus”, destacou.

Casagrande lembrou que vários países do mundo estão reforçando o isolamento social, por conta do avanço do vírus. “Mesmo você, que não concorda com meu governo, que não concorda comigo, não gosta do meu jeito de governar, mesmo que você não aprova em nada o meu governo, mas é fundamental que você considere o seu compromisso de ajudar reduzir a transmissão do vírus. Quem concorda e acredita com as medidas, eu peço que reforce esse trabalho, e quem não concorda, considere o risco que é a sua vida e a vida das pessoas que estão perto de você. Não deixe de usar a máscara. Sei que incomoda, mas é fundamental o uso da máscara. Esse mês de abril vamos ficar tristes com pessoas que nós conhecemos que estão perdendo a vida. Depende de cada um de nós esse trabalho”, reforçou.

Mapa de risco

 

 

Veja também

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos-2

Sargento aposentado da PM cai de escada em casa e é atendido pelo Samu

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos

Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Comunidade-de-Marechal-Floriano-tera-mais-esgotos-tratados-2

Comunidade de Marechal Floriano terá mais esgotos tratados

Aplicativo-dinamiza-aulas-de-Projeto-de-Vida-em-escola-de-Domingos-Martins

Aplicativo dinamiza aulas de Projeto de Vida em escola de Domingos Martins

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-15.14.32

Estado recebe mais de 150 mil doses da Fiocruz para segundas doses

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho