GASTRONOMIA

Gastronomia

Goulash

Publicado em 16/01/2020 às 12:23

Compartilhe

O goulash é um prato com origem húngara, de carne bovina cortada em cubos e rapidamente dourada em gordura quente, juntando-se então cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido lentamente. O autêntico goulash, significando em húngaro “comida de vaqueiros”, era preparado pelos pastores, utilizando bastante páprica, que é obtida do pimentão vermelho seco e moído.

Na versão que preparei para o almoço de um sábado, que foi devidamente saboreado por mim, por minha esposa e por um casal de vizinhos e amigos na agradável casa deles em Domingos Martins, dei uma “incrementada”, refogando, na panela de pressão, um quilo do corte bovino denominado “capa de filé”, bem limpo e cortado em cubos grandes, em azeite e pasta caseira de alho e cebola. Depois de dourados, adicionei páprica picante, sal, pimenta do reino e uma taça de vinho tinto, além de cobrir tudo com água e deixá-los cozinhando até amolecer.

À parte coloquei uma 20 cebolinhas brancas descascadas e inteiras para cozinhar em água e, quando estavam al dente, acrescentei 3 cenouras descascadas e cortadas, cada uma, em 3 pedaços, deixando cozinhá-las junto.

Quando a carne estava quase que totalmente cozida, adicionei 3 linguiças finas defumadas, um pimentão vermelho cortado em cubos e uma lata de tomates pelados, tampei novamente a panela e deixei na pressão por mais uns 20 minutos, até o caldo engrossar.

No final, escorri as cebolinhas e as cenouras já cozidas e coloquei-as na panela de pressão, junto com todos os demais ingredientes, só para dar uma saborizada a mais. Corrigi o sal e a pimenta e servi numa travessa de louça! O acompanhamento foi uma massa cozida tipo “parafuso” (fusilli), temperada ao “alho e óleo” e salpicada com queijo parmesão ralado, sendo que, para beber, abrimos um vinho tinto português encorpado, que harmonizou muito bem com esta preparação! Já deu até vontade de preparar novamente…

Veja também

DESTAQUE1

Frente fria derruba temperaturas no ES com chegada da 5ª onda polar

Visita à Escola Viva Florestas de Comida, localizada em Aracruz. Foto_Ilson Nedel

Parque Cultural Casa do Governador inicia implantação de agrofloresta e horta medicinal

WhatsApp Image 2025-07-30 at 17.36.29

Pecuaristas conhecem tecnologias que aumentam bem-estar e produção de leite

corpo_49172_MacShow06082025LucasSCosta4

Ales acompanha destaque da indústria capixaba na 18ª edição da Mec Show

campo de refugiado

MSF denuncia mortes e violência em locais de distribuição de alimentos em Gaza

garafa de cervejas- freepik

Anuário da Cerveja 2025 revela crescimento do setor e aponta mais de 43 mil rótulos registrados no Brasil

corpo_49170_KamylaPassos

Educadores capixabas recebem medalha Renato Pacheco em sessão solene na Ales

exportação-freepik

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

Últimos artigos de Gastronomia

Homus de beterraba

Fraldinha “de colher”

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano