Gestores de turismo das montanhas recebem curso de aperfeiçoamento

Publicado em 29/08/2023 às 18:00

Compartilhe

povo

Representantes públicos do turismo dos 10 municípios que formam a região de Montanhas Capixabas participaram do curso de formação de gestores das políticas públicas para o turismo. O curso foi promovido pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), e foi realizado no município de Venda Nova do Imigrante.

O curso, que está voltado para região turística Montanhas Capixabas, faz parte de uma formação que acontecerá até o mês novembro em todo o Estado. Ao todo, são dez turmas, uma para cada região turística capixaba, com um total de 350 vagas.

Murilo Vago, gerente de Gestão do Turismo da Setur e responsável pela formação, falou sobre o projeto. “O Governo do Estado, por meio desta iniciativa inédita, possibilita que municípios e regiões turísticas possam capacitar servidores e colaboradores para atuar de maneira mais qualificada, a partir do conhecimento dos instrumentos da política pública do turismo, desde os aspectos inerentes ao planejamento, gestão, monitoramento e a participação social”, ressaltou.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, ressaltou a importância desta formação para todas as regiões. “É de extrema importância sensibilizar os atores públicos envolvidos em atividades de fomento ao turismo. Promovendo a qualificação, estamos preparando o município e as regiões turísticas para os processos que envolvem a gestão do setor, desenvolvendo ainda mais o turismo capixaba sustentável”, disse.

O presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, o assessor de comunicação Edson Daniel Soares Trarbach, a secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt e a servidora Ariane Carnelli participaram do treinamento. De Domingos Martins, entre os representantes estavam a secretária de Cultura e Turismo, Rejane Entringer.

Além de gestores e servidores públicos municipais envolvidos com o fomento da atividade turística, representantes de instâncias de governança regionais do turismo, guias de turismo, representantes de organizações da sociedade civil, em especial as que integram os conselhos municipais de turismo e alunos dos cursos relacionados ao segmento são focos do programa.

A formação vai qualificar gestores municipais e regionais do turismo, proporcionando maior competência para desenvolver parcerias e projetos voltados ao fomento do setor em suas regiões, baseada no modelo de gestão descentralizada previsto no Programa de Regionalização do Turismo. Além disso, o curso vai dar mais autonomia e preparar os municípios para estarem inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, e orientar sobre a importância do Sistema Municipal de Turismo.

As aulas foram ministradas por Flávia Ribeiro, instrutora credenciada da Esesp, turismóloga, coordenadora e gestora das ações da Instância de Governança Regional Circuito das Águas, de Minas Gerais. Ela possui vasta experiência no setor. Será fornecido certificado para cada aluno. As aulas acontecem até novembro deste ano em outras regiões capixabas.

Texto: Cícero Modolo / CMMF

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos