Gestora chega ao topo da Pedra Azul com mão mecânica

Publicado em 31/12/2019 às 11:30

Compartilhe

A gestora do Parque Estadual Pedra Azul conseguiu, nesse domingo (29), chegar ao topo do monumento que dá nome ao parque, um dos mais importantes cartões postais do Estado, localizado no município de Domingos Martins, devido à utilização de uma mão mecânica. Daniele Nicioli, que nasceu sem a mão esquerda, ganhou o equipamento do condutor ambiental e instrutor de técnicas e resgate vertical Naudimar Fernando Tenis, que também é bombeiro civil.

“A descida começou bem. O equipamento ajudou na segurança do rapel. Uma chuva intensa nos surpreendeu e tivemos algumas dificuldades. Foi um momento de superação e de extrema confiança. Foi maravilhoso. Nunca vou me esquecer. Me apaixonei novamente pela Pedra Azul, agora, em um nível mais elevado”, contou a gestora que também é bióloga.

Com habilidade para manusear ferramentas e construir equipamentos, Naudimar montou por conta própria a mão mecânica e escalou com Daniele, provendo todo suporte técnico. A escalada contou com familiares e amigos da gestora do Parque, o que proporcionou mais empatia ao grupo. Mas, também foi marcada por um momento de superação, pois contou com chuva e frio na descida.

Ideia

“Quando conheci a Dani, vi a necessidade de ela conhecer mais o Parque e de chegar ao topo da Pedra Azul. Daí me surgiu a ideia de fazer esse equipamento para que ela pudesse realizar a subida. Comecei a pesquisar, a desenhar e consegui desenvolver a mão mecânica”, explicou Naudimar, que levou cerca de dois anos e meio para pesquisar e concluir a mão mecânica que foi preparada com tubo de PVC, fitas tubulares, tecido, um mosquetão e um ascensor, que dá segurança na escalada.

O Parque Estadual da Pedra Azul abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que tem 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um interessante detalhe é a Pedra do Lagarto que, unida à Pedra Azul, chama atenção pela beleza e aparência de um réptil.

Entre as principais espécies vegetais da unidade de conservação encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Espírito Santo, principalmente, no período de inverno.

Veja também

DP AFONSO CLAUDIO

PCES prende dois homens por alertarem sobre blitz policial em grupo de mensagens em Afonso Cláudio

2148770394

Problema em rede da Cloudflare derruba sites e portais em todo o mundo

WhatsApp Image 2025-11-18 at 10.50.32

Simpósio INOVAGRO 2025 inicia destacando inovação e sustentabilidade na agropecuária capixaba

Cachorro-cao-saude-pet-Freepik.

Clínicas veterinárias do Espírito Santo passam a ser obrigadas a denunciarem violência contra animais

corpo_49815_ComEducHMR

Educação aprova proposta que estende climatização a escolas municipais

bicicletas elétricas freepik

Governador pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

Atletas do Campeonato Capixaba de Voo Livre e do 5º Open Monjolo. Foto - Croma Produtora - Marcos Vinicius

Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre levou cores e emoção ao céu de Baixo Guandu

IMG_2293 (2)

Gêmeos capixabas conquistam pódios no International Open de Jiu-Jitsu