Gestantes precisam ter cuidados especiais contra o Aedes Aegypti

Publicado em 10/12/2021 às 11:31

Compartilhe

A-Zika-e-uma-doenca-transmitida-por-meio-da-picada-do-Aedes-Aegypti.-Ele-apresenta-um-risco-superior-aos-outros-virus-como-o

Texto: Governo ES / Foto: Divulgação

A Zika é uma doença transmitida por meio da picada do Aedes Aegypti. Ele apresenta um risco superior aos outros vírus como o da dengue e chikungunya, principalmente para as gestantes. Este vírus pode gerar complicações neurológicas no feto, como a microcefalia, que é uma malformação congênita em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada.

Segundo a médica infectologista e referência técnica dos arbovírus, Theresa Cristina Cardoso Silva, as gestantes devem tomar cuidados especiais. “A infecção pelo vírus Zika, na maioria dos casos, é branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. A preocupação são as complicações neurológicas no feto infectado durante a gestação. É importante que a população tome medidas preventivas contra o mosquito. Além disso, é necessário que as gestantes sempre busquem uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal, assim que descobrirem a gravidez, e compareçam às consultas regularmente”, explicou a referência.

Neste período de chuvas que atingem o Estado, em que há aumento de casos do mosquito, as gestantes precisam tomar algumas precauções. Para evitar o transmissor da doença, medidas como utilizar telas em janelas e portas; usar roupas compridas, com finalidade de não deixar áreas do corpo expostas para ocorrer a picada do mosquito e aplicar repelente; ficar preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis; e praticar sexo seguro para não transmitir o vírus para o feto, são alguns exemplos.

Toda a população deve atuar na prevenção de possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências, escolas e ambientes de trabalho.

ES: Mais de 800 casos de zika em 2021

O Espírito Santo registrou de janeiro a outubro deste ano, 898 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (09).

O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 14.065 e 2.981 casos, respectivamente, no mesmo período.

Veja aqui o 48º boletim da dengue

Veja aqui o 48º boletim de zika

Veja aqui o 48º boletim Chikungunya

Veja também

lula-india-mc_abr_08072025-20

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

corpo_49000_Solene-para-entrega-da-Ordem-do-Merito-Domingos-Martins09072025KamylaPassos17

Ales homenageia 75 cidadãos em cerimônia especial

HQF_8752-1

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025

ABACAXI- FREEPIK

Pesquisa capixaba ajuda produtores de abacaxi a controlar floração e colher na época de melhor preço

CDT

Detran|ES passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos e dispensa firma reconhecida

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior