Galeria de drenagem pluvial em Venda Nova do Imigrante é substituída para evitar alagamentos

Publicado em 23/08/2017 às 14:09

Compartilhe

Com o objetivo de acabar com os alagamentos que assolam o bairro Vila da Mata, em Venda Nova do Imigrante, nos períodos chuvosos, a galeria pluvial está sendo substituída. O prazo de conclusão da obra depende de uma série de detalhes que precisam ser observados, como a instalação de esgoto da Cesan, instalações elétricas, além das construções que estão acima do solo. Ainda não há, portanto, previsão de término dos trabalhos, mas a prefeitura da cidade informou que o ritmo das obras está acelerado e deve ser concluído o mais breve possível.

venda nova galeria de drenagemAs manilhas estão sendo substituídas por peças com tamanho de um metro e meio em cada lado. Com isso, a quantidade de água que pode passar é maior do que a suportada pelos componentes anteriores. Segundo o prefeito Braz Delpupo, a obra vai gerar tranquilidade para a região.

“Toda vez que chove, os moradores ficam inquietos sabendo que pode entrar água em casa, sujar móveis, deixar as ruas intransitáveis. A galeria que hoje existe lá suportaria a demanda sem problemas, mas houve falta de manutenção e as manilhas assorearam. Não foi feita a limpeza das caixas de decantação por um bom tempo e hoje essas manilhas não estão nem com 20% da capacidade de vazão. As novas vão dar tranquilidade total, porque são muito grandes, não tem como assorear”.

A princípio, serão instalados 126 metros de galeria, mas a prefeitura vai avaliar a necessidade de ampliação. Além de ter peças maiores, outra estratégia para melhorar a drenagem está na forma como a galeria é conectada ao Rio Viçosa.

“Antes, ela chegava de frente com o rio. Isso fazia com que a água do Viçosa formasse uma barreira para a que vinha da captação. Agora, vai terminar com a água chegando no sentido da correnteza, evitando essa barreira”, explicou Gilmar Dela Costa, secretário de Obras e Infraestrutura Urbana.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!