Fundo emergencial garante rebanho seguro

Publicado em 30/04/2017 às 14:34

Compartilhe

Os produtores rurais devem ficar atentos para o pagamento do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES). O fundo é uma associação civil, sem fins lucrativos, que funciona como um seguro e visa indenizar o produtor rural caso ocorra algum foco de Febre Aftosa nos bovinos ou bubalinos existente em sua propriedade.

Para fazer parte do Fundo, o pecuarista contribui com R$ 0,10 (dez centavos), por cabeça de bovinos e bubalinos existentes no cadastro de sua propriedade junto ao IDAF. Este pagamento da taxa é realizado no momento da declaração de vacinação do rebanho, que é feita ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF).

Obrigatório pela lei nº 6.542 de 28/12/2000, o Fepsa-ES assegura financeiramente os produtores em caso de ocorrência de febre aftosa. Ou seja, o produtor será indenizado por cada animal sacrificado no valor correspondente ao preço de arroba do dia.

A existência do Fundo contribui e cooperou para que o Espírito Santo fosse certificado pelo Ministério da Agricultura, como zona livre de febre aftosa com vacinação. Esse certificado foi posteriormente reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal – OIE, o que possibilita aos frigoríficos do Espírito Santo exportar para mercados externos mais exigentes como a União Europeia e Estados Unidos, por exemplo.

Mudança

Com objetivo de facilitar o recolhimento ao fundo e garantir segurança aos produtores, a cobrança da taxa será efetuada uma única vez ao ano, ou seja, sempre na vacinação de febre aftosa do mês de novembro, e no valor único de R$0,20 (vinte centavos) por animal existente no cadastro da propriedade junto ao IDAF.

O Fepsa

O Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo Fepsa-ES é formado pelas entidades: Federação da Agricultura e Pecuária do ES (FAES), Sindicato da Indústria do Frio do ES (Sindifrio), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SFA), Associação dos Avicultores do ES (Aves), Associação dos Suinocultores do ES (Ases), e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!