Frigorífico de ovinos em Vargem Alta vai abater até 80 animais por dia

Publicado em 20/06/2017 às 11:47

Compartilhe

A região Sul do Estado passa a contar com um frigorífico para o abate de ovinos. Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (19), o Frigorífico “Sempre Amigo”, no distrito de Boa Esperança, em Vargem Alta. O local terá capacidade para abater até 80 animais por dia. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estiveram no local para solenidade que marcou o início das atividades.

O frigorífico teve a construção iniciada em agosto de 2015 e vai gerar cerca de 35 empregos diretos. Foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção da estrutura. O registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi concedido no último dia 7 de junho.

O governador Paulo Hartung ressaltou o impacto socioeconômico com a geração de empregos, além de impulsionar no crescimento da região. Ressaltou a importância dos produtores capixabas avançarem na diversificação dos produtos para fortalecer a atividade econômica do agronegócio no Espírito Santo. “Quando você diversifica, você estabiliza. Este é um evento que fortalece a diversificação em uma modalidade que necessitamos avançar em nosso Estado que é na agregação de valor aos produtos. Precisamos ter a agricultura e a indústria agropecuária andando juntas para fortalecer os produtores capixabas”, disse o governador.

De acordo com o proprietário do frigorífico “Sempre Amigo”, Ronilo Altoé, o objetivo é atender criadores de todo o Estado, com um serviço de qualidade à população, devidamente regularizado. “Esse empreendimento é uma oportunidade de geração de emprego e renda para toda a região”, declarou Ronilo Altoé.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, a iniciativa vai estimular e impulsionar a criação no Espírito Santo e será um marco importante para o mercado de ovinos e caprinos no Estado. “Cada ovino abatido gera quatro empregos, sem contar os empregos na criação. O abate de cordeiros e carneiros hoje é 90% clandestino. Temos um frigorífico autorizado para o abate. E agora, com o Sempre Amigo, ampliamos e abrimos mais uma oportunidade no Estado”, disse o secretário.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, esta também é uma conquista para os produtores da região. “Este é o primeiro estabelecimento registrado no SIE/Idaf na categoria de matadouro-frigorífico de ovinos e caprinos. Ficamos satisfeitos com a ampliação das plantas no Estado, gerando renda e oportunizando para que os procedimentos sejam feitos com a devida regularidade e contribuindo para a redução dos abates clandestinos”, disse.

No Espírito Santo, o abate de ovinos vem crescendo. Em 2014, foram 214 animais abatidos no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sendo que em 2015 o número aumentou para 461 e, em 2016, subiu para 658.

Veja também

medalha de honra

Saiba a história e a importância da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

casa nostra

Casa Nostra é inaugurada na abertura da RuralturES

paciente acamada sonho

HEAC mobiliza equipe e realiza sonho de paciente acamada

capa coluna vida saudável

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

agro 06-09 - ft sicoob - Marciel Covre_Prêmio Produtor Rural Sustentável

Produtor rural de Itarana ganha prêmio nacional de sustentabilidade

geral 06-09 - ft freepik - previsão do tempo

Sexta-feira inicia com clima estável e sem previsão de chuva em todo o estado

agro 06-09 - ft incaper

Espírito Santo lidera capacitação em cafeicultura regenerativa alinhada com metas globais

policia 06-09 - ft AFP - Queimadas no Pantanal

Polícia Federal investiga 52 incêndios florestais suspeitos de ação criminosa