Fogo destrói vegetação e assusta moradores em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 03/09/2019 às 12:13

Compartilhe

Árvores nativas, frutíferas e eucaliptos viraram cinzas em vários pontos da Região Serrana nos últimos dias, entre eles, Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá. O clima muito seco propicia queimadas sem precedentes. Variedades de árvores e aves são vítimas de mãos imprudentes e criminosas.

Fogo destrói vegetação e assusta moradores em Santa Maria de JetibáEm 2019, grandes queimadas ocorreram em Afonso Cláudio, causando grande prejuízo à natureza e preocupando moradores. Em alguns casos o Corpo de Bombeiros e homens da prefeitura de Afonso Cláudio tiveram muito trabalho para debelar o fogo. No Distrito de Fazenda Guandu e o Morro do Romário, próximo ao centro da cidade, ocorreram repetidas queimadas.

Anúncio

Em Santa Maria de Jetibá, moradores indignados relatam que a maioria dos incêndios da região é causada de forma proposital. Nos Distritos de São João do Garrafão e Caramuru, a incidência de incêndio já é recorde em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com uma moradora, que prefere não se identificar, o fogo da noite de domingo (01) foi criminoso.

Uma grande área foi varrida pelo fogo e existia a preocupação do incêndio chegar até casas construídas próximas a algumas matas. O Diário ES foi comunicado sobre a ocorrência e contatou uma moradora da região que se mostrava apreensiva quanto ao grande risco para moradores. Ela contou que trabalhadores correram para apagar o fogo que aproximava de algumas casas.

“Aqui em São João do Garrafão a situação foi preocupante. O fogo tomou conta de uma plantação de eucalipto e existia o risco de chegar até a uma extensa mata. Tem um vilarejo aqui que foi tomado pela fumaça. Pedi socorro aos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, mas eles estavam em outro incêndio na comunidade de Caramuru, onde o fogo passou perto de destruir granjas e residências”, contou a moradora.

Anúncio

Veja também

Produtora-Elesandra-Beloni-Cafe-Lavoura-Cafe-Regenerativo-2026-02-13-08-29_DSC08521

Produtores de café podem se inscrever no 14º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

image-1140-23c90c995a5ba5e27fc7affd67300277

TSE abre espaço para jornalistas que farão cobertura das eleições de 2026

WhatsApp-Image-2026-08-14-at-16.37.42

Nova diretoria da Faes é eleita para o período 2026-2030

afd3774e-6e6e-4c7f-9c7f-4e3c1da1512e

Cacau Fest 2026 terá Concurso Nacional do Chocolate e escolha da Rainha do Cacau em Linhares

propagandas eleitoral

Eleições 2026: propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa hoje (16)

vacina contra o sarampo

Alerta sobre sarampo nas Américas reforça importância de intensificar vacinação no Brasil

high-angle-mother-with-cute-newborn

Amamentação: conheça alguns mitos e verdades

cooabriel mulhees

Cooabriel leva ações para mulheres cooperativistas em três cidades da Bahia