Fiscalização das atividades de movimentação de terra sofre modificações em Domingos Martins

Publicado em 05/08/2022 às 09:36

Compartilhe

Fiscalizacao-das-atividades-de-movimentacao-de-terra-sofre-modificacoes-em-Domingos-Martins

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins realizou uma reunião com operadores de máquinas (tratores, retroescavadeiras e outros) e empresários da área para esclarecer mudanças importantes na fiscalização e responsabilização civil e criminal das atividades de movimentação de terra realizadas no município.

A iniciativa faz parte de um plano de ações formatado em conjunto com diversas entidades, entre elas, Polícia Militar Ambiental e Ministério Público, para coibir a atividade ilegal de movimentação de terra e parcelamento irregular do solo no município.

Mesmo com a fiscalização e monitoramento constante, ainda há, de acordo com dados da Secretaria, registros significativos de atividade ilegal no município. “Continuamos a buscar medidas e alternativas para mudar este cenário, precisamos agir agora para evitarmos problemas sérios no futuro. Uma dessas medidas é a mudança na fiscalização e responsabilização dos envolvidos, conforme a Lei Municipal 2345, de 2011” destacou o secretário Daniel Wruck.

A partir de agora, a responsabilização pela realização de atividade ilegal não será mais somente do contratante do serviço, mas também do proprietário e/ou operador da máquina. O subtenente Borlot, da Polícia Militar Ambiental, detalhou que os proprietários e/ou operadores de máquinas também terão a obrigação de apresentar a devida licença. “Não poderão alegar que a licença está com o contratante do serviço. A apresentação do documento deve ser no ato da fiscalização”, informou.

Borlot acrescentou que outra mudança adotada a partir de agora é que uma vez autuada, a máquina será lacrada e não poderá ser retirada do local de autuação como antes. “Esta máquina só poderá voltar a atividade após a conclusão do processo”, garantiu.

O prefeito Wanzete Krüger também participou da reunião e destacou que é preciso unir forças para acabar com a atividade ilegal. “Nosso município não para de crescer, mas precisamos do progresso ordenado e equilibrado, com respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Fábio Anselmo Trarbach, a promotora de Justiça, Noranei Ingle, e o comandante da Polícia Militar em Domingos Martins, Major Edinei Balbino de Souza, além de outros representes de entidades públicas.

Fonte: Asscom/PMDM

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País