Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre levou cores e emoção ao céu de Baixo Guandu

Publicado em 18/11/2025 às 08:15

Compartilhe

Atletas do Campeonato Capixaba de Voo Livre e do 5º Open Monjolo. Foto - Croma Produtora - Marcos Vinicius

Fotos: Croma Produtora – Marcos Vinicius

A etapa final do Campeonato Capixaba de Voo Livre proporcionou uma experiência única para público e competidores, no último final de semana, em Baixo Guandu, no noroeste do Estado. Reconhecida como a Capital Estadual do Voo Livre, a cidade recebeu cerca de 75 pilotos do Brasil e do exterior para o 5º Open Monjolo, uma realização da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu (AVLBG), em conjunto com a Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL).

A Rampa do Monjolo, considerada referência para a prática do esporte no Espírito Santo, foi o palco de um show de emoção e adrenalina que premiou os pilotos com prêmios em dinheiro e troféus. Somando-se a pontuação nas etapas de Pancas, Alfredo Chaves e Baixo Guandu, o piloto Vinicius Bianchi Malacarne sagrou-se o campeão capixaba de voo livre de 2025.

Os outros atletas que subiram ao pódio foram, respectivamente, Eduardo Machado Baldi, Ruy Gonçalves Coelho, Lucas Porto e Murilo Kiefer Xavier. Na categoria feminina, o título ficou com Marina Olexina, com o segundo lugar para Micheli Sossai.

Já o 5º Open Monjolo teve como vencedor Eduardo Machado Baldi, com as demais premiações, na ordem, para Ruy Gonçalves Coelho, Vinicius Bianchi Malacarne, Rony Payer Carminati e Mateus Faria Tiburcio. Na categoria feminina, Marina Olexina ficou em primeiro lugar, com Micheli Sossai na segunda colocação.

Juntamente com a emoção dos voos, o evento contou com música ao vivo e atrações culturais, movimentando o turismo de aventura, a rede hoteleira e a geração de renda no município.

“Chave de ouro”

Para o presidente da Associação de Voo Livre de Baixo Guandu, Raney de Freitas, o 5º Open Monjolo fechou o circuito estadual com chave de ouro. “Devido à sua natureza privilegiada, a Rampa do Monjolo é considerada uma das melhores do mundo para competição de parapente. O Monjolo está para o voo livre assim como o Maracanã está para o futebol, e sempre com o foco na valorização do piloto, que é o principal artista do evento”, comenta Raney.
Segundo o presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eucleber Janes Ferreira, o ano de 2025 registrou grandes avanços para o esporte no Espírito Santo: “Tivemos três etapas concorridas, com a participação de pilotos do Brasil e do exterior, recordes sendo quebrados, pilotos capixabas se destacando em nível nacional e o apoio de vários parceiros que acreditam no potencial do voo livre para o fortalecimento do turismo de aventura no Espírito Santo”.

Calendário 2026

O calendário do Campeonato Capixaba de Voo Livre de 2026 já está definido: as etapas vão acontecer de 2 a 5 de abril, em Pancas; de 9 a 12 de julho, em Castelo; e de 5 a 12 de setembro, com a grande final do Campeonato Brasileiro de Parapente, em Baixo Guandu.

CONFIRA OS RESULTADOS

Campeonato Capixaba de Voo Livre – pontuação final

  1. Vinicius Bianchi Malacarne
  2. Eduardo Machado Baldi
  3. Ruy Gonçalves Coelho
  4. Lucas Porto
  5. Murilo Kiefer Xavier

Feminino

  1. Marina Olexina
  2. Micheli Sossai

5º Open Monjolo

  1. Eduardo Machado Baldi
  2. Ruy Gonçalves Coelho
  3. Vinicius Bianchi Malacarne
  4. Rony Payer Carminati
  5. Mateus Faria Tiburcio

Feminino

  1. Marina Olexina
  2. Micheli Sossai

Os resultados de todas as categorias estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Voo Livre: https://www.cbvl.esp.br/.

Fonte: Assessoria JRSN

Veja também

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral

handsome-afro-american-man-autumn-city- freepik

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-01-29 at 13.29.09 (1)

Prêmio especial de R$ 120 mil do Nota Premiada Capixaba vai para Vila Velha, Marechal Floriano e Linhares

HQF_4536-1-1

Funsaf amplia apoio à agricultura familiar e beneficia mais de 3 mil produtores em 2025

WhatsApp Image 2026-01-05 at 14.42.29

Deic conclui investigação de furto qualificado e indicia três suspeitos em Venda Nova do Imigrante

5eb09458-0d60-41fb-8710-bd6c9607bb56-1

Espírito Santo alcança marco histórico na redução da violência contra a mulher