Festival gastronômico com culinária italiana em Santa Teresa

Publicado em 12/03/2017 às 13:45

Compartilhe

Um dos festivais gastronômicos mais charmosos das montanhas capixabas, o Santa Teresa Gourmet (STG), vai ser realizado de 1º a 23 de abril, em Santa Teresa. Tendo como dias principais de 20 a 23, o STG está em sua 4ª edição e esse ano proporciona uma viagem à culinária italiana e a cultura da primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

Na última quinta-feira (9), os pratos e restaurantes que irão participar do evento foram apresentados na Hosteria Alla Botte, na Rua do Lazer, principal point das delícias da cidade. De acordo com um dos organizadores, o chef Alessandro Eller, a diversidade gastronômica italiana e as belezas de Santa Teresa são os grandes atrativos deste festival.

“O Santa Teresa Gourmet vem se somar aos encantos da cidade e teremos atrações diversificadas para fazer um dos melhores festivais de rua do país. A partir do dia 1º de abril alguns restaurantes irão fazer pratos especiais e levarão atrações diferenciadas como música e teatro e, do dia 20 a 23, restaurantes, beer trucks, food trucks e chefs de várias partes do país vão fazer oficinas, aulas show e mostrar o melhor da culinária italiana. Afinal ‘A Itália é aqui’,” disse Alessandro, citando o slogan do evento.

Pratos do Santa Teresa Gourmet

Festival gastronomico com culinaria italiana em Santa Teresa 3Foram mais de 15 pratos apresentados no dia do lançamento. Entre eles estão: coniglio alla marchigianea, do Hosteria Alla Botte. Esse prato, típico de Marche, região central da Itália e de produção agrícola, tem o coelho (coniglio) como especiaria local, com um tempero forte e muito suculento.

A Cantina e Restaurante Romanha, localizada no Circuito Caravaggio, na Terra dos Colibris, apresentou um prato mais singelo, porém muito atraente e apetitoso: a galinha caipira com polenta de fubá feito em moinho de pedra (o que é uma iguaria), banana da terra e taioba. De um sabor inigualável, o tempero lembra a infância na roça e te leva a belíssimas lembranças em família. Acompanhado de um espumante da Casa dos Espumantes, fica deslumbrante.

A porchetta, do Bar Elite, é outra peça fina nesse arsenal de gostosuras. A iguaria já era apreciada na Antiga Roma e oferecidas nos banquetes, e era assada em roletes. Esse leitão é desossado e recheado com a própria carne, muitos temperos e ervas aromáticas e, depois, assada. Deve ser servida fria, em fatias, sobre pedaços de pão rústico italiano.

Das massas italianas o destaque fica para o nhoque de semolina ao molho de queijo morbier com ragu de ossobuco (molho feito da carne cozida), do Café Hauss, e do tortei de abóbora, do Restaurante Ferrari Casa Nostra. De dar água na boca! Tem ainda receita meio portuguesa meio italiana com toques bem brasileiros como o bobó de bacalhau do Restaurante La Sofia. Divino!

Além dos “comes” também foram apresentados os “bebes” produzidos no município. O vinho de mesa da Cantina Mattiello, os espumantes da Casa dos Espumantes, a cerveja artesanal Tramonto, do Restaurante Vilaggio Zamprogno, e o drink do pub Toca do Rota, de malibu, gin e araçauna feito especialmente para o festival.

Serão realizadas de 20 a 23 de abril, na praça Augusto Ruschi, as atrações culturais e aulas shows em uma grande tenda com cozinha conceito oferecida pela Fiori Laticínios. Os visitantes também poderão apreciar o novo espaço gastronômico com foodtrucks, foodbikes e cervejas artesanais.

Produtores do pé da Serra (Vale do Canaã), estarão fazendo açúcar mascavo, melado de cana e fubá no moinho de pedra e promoverão a pisa da uva, também na praça. Na quinta-feira (20), as nonas, do Grupo de Convivência da 3ª Idade Viver e Reviver, estarão fazendo pratos tradicionais como tortei e nhoque de abóbora e risoto de frango caipira.

Além dos donos de restaurantes, cafés e lanchonetes, o Santa Teresa Gourmet envolve os proprietários de cantinas, padarias, comércio em geral, pousadas e hotéis e produtores da agricultura familiar.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!