Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba
Publicado em 18/07/2025 às 16:04

Foto: Henrique Fajoli/Seag
Teve início nesta quinta-feira (17), em Santa Maria de Jetibá, a Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025, reunindo produtores rurais, especialistas e instituições públicas em torno de debates sobre inovação, sustentabilidade e fortalecimento do agronegócio no Espírito Santo. O evento segue até sábado (19), no Centro de Eventos Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger.
A programação conta com a participação ativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que promovem palestras, painéis e discussões técnicas.
“A presença da Seag na TecnoAgro reforça nosso compromisso com o desenvolvimento técnico e estratégico do agro capixaba. Com inteligência de dados, inovação e políticas públicas consistentes, estamos ajudando a transformar a realidade no campo”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Painéis e destaques da abertura
Entre os temas apresentados nesta quinta (17), destacou-se a palestra “Dados que conectam mercados: Inteligência e exportações do agro capixaba”, ministrada por Danieltom Vandermas, gerente de Dados e Análises da Seag. Ele mostrou como o uso estratégico de dados pode ampliar as oportunidades de comercialização, especialmente no mercado internacional.
“Estudar o cenário comercial do agronegócio com base em dados técnicos do setor é fundamental para a tomada de decisões assertivas”, pontuou Vandermas.
Outro destaque foi o painel sobre o Programa de Produção In Vitro de Embriões Bovinos (PIVE), apresentado por Guilhermo Recla, da Seag, e Michele Ricieri Bastos, do Incaper. A iniciativa visa aumentar a produtividade e a qualidade genética do rebanho capixaba com o uso de biotecnologia e seleção de pecuaristas por edital.
O Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf) também teve participação importante com a palestra “Influenza aviária – Biosseguridade e responsabilidade compartilhada”, ministrada por Leandro Marinho, durante o Fórum de Avicultura.
Programação segue até sábado
Nesta sexta-feira (18), a feira segue com novos debates e atrações. Um dos destaques é a palestra e videocast “Café Arábica: Cultivares Validadas para o Espírito Santo”, conduzida por Cesar Abel Krohling, do Incaper.
Também estão programados os painéis:
- “Sustentabilidade no Agro: Cafeicultura, reservação hídrica e reflorestar”, com representantes da Seag, Incaper, Bandes e Seama;
- “Agrolegal: Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural”, com participação de Patrícia Ferraz (Seag) e produtores convidados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag