Feira Internacional do Café Conilon reforça protagonismo capixaba e abre portas para novos mercado
Publicado em 28/11/2025 às 11:20
Fotos: Cid Costa/Governo-ES
A Feira Internacional do Café Conilon (FICC) foi aberta nesta quinta-feira (27), em Jaguaré, dando início a três dias de programação voltada à inovação, sustentabilidade e negócios na cafeicultura capixaba. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito Marcos Guerra, de secretários de Estado e diversas autoridades.
Com cerca de 80 expositores e expectativa de receber 20 mil visitantes, a FICC se consolida como um ambiente estratégico para produtores, cooperativas, exportadores, instituições financeiras, pesquisadores e compradores internacionais. O evento potencializa oportunidades de negócios e fortalece a imagem do conilon capixaba no mercado global.
“O café conilon é a força do Espírito Santo. Uma atividade que gera emprego e renda na maior parte dos municípios capixabas. Nosso Estado respira café; somos referência nacional e internacional em tecnologia, produção, sustentabilidade e indústria. Uma feira como essa amplia nossa importância no mapa mundial do conilon, estimulando também negócios associados, como o turismo. Viva Jaguaré, viva o Espírito Santo e viva nossos cafeicultores”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da feira com um estande que apresenta a evolução da cafeicultura capixaba, evidenciando o salto de produtividade, a melhoria da qualidade e o avanço do Espírito Santo como referência em sustentabilidade na produção de conilon. O espaço reúne produtores de cafés especiais, entre eles Carolinna Bridi Gomes, campeã nacional do Coffee of the Year 2025 na categoria canéfora, da Fazenda São Bento, em Santa Teresa.
“O Espírito Santo transformou o conilon em sinônimo de qualidade, inovação e sustentabilidade. Hoje, o mundo olha para o nosso Estado como referência tecnológica e produtiva. A FICC é mais do que uma feira: é uma vitrine da nossa capacidade empreendedora e da competitividade da cafeicultura capixaba, que gera renda, oportunidades e desenvolvimento para milhares de famílias do campo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, também ressaltou a relevância do evento para o agroturismo capixaba. “Estamos no caminho certo para consolidar o café conilon como marca do Espírito Santo. Além de levar nosso café ao mundo, queremos trazer o mundo para nos conhecer. Mostrar nossas belezas naturais, do Norte ao Sul. Essa é a nossa missão. Esperamos que a FICC venha para ficar e ampliar cada vez mais a divulgação do nosso destino turístico”, afirmou.
Espírito Santo: potência global na produção de conilon
O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por cerca de 70% da produção nacional. São 286 mil hectares cultivados em 68 municípios, movimentando uma cadeia produtiva que envolve 49 mil propriedades rurais. A área em produção é de 258,2 mil hectares, com estimativa da Conab (setembro de 2025) de 13,814 milhões de sacas e produtividade média de 53,5 sacas por hectare. Outros 28,5 mil hectares estão em formação.
Os principais municípios produtores de conilon — com base em dados de 2024 — são Rio Bananal, Linhares, Vila Valério, Colatina, Jaguaré e Nova Venécia.
Cerca de 90% das lavouras capixabas de conilon utilizam irrigação. As propriedades têm, em média, oito hectares e são conduzidas por agricultores familiares. A renovação das plantações avança a uma taxa de 7% ao ano, com base em novas tecnologias. Produtores que seguem as recomendações técnicas do Incaper alcançam produtividades superiores a 80 sacas beneficiadas por hectare, com cafés de qualidade superior.
A FICC é realizada pela Prefeitura de Jaguaré, com apoio do Governo do Estado, por meio da Seag, da Secretaria de Turismo (Setur) e do Incaper, em parceria com a Adetur e a Instância de Governança Regional de Turismo do Verde e das Águas (IGR).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria