Feira Gastronômica de Araguaya terá atrações musicais e lançamento de prato típico italiano

Publicado em 04/09/2023 às 09:05

Compartilhe

Araguaya

Kássio Barreiros Paiva/ Foto: @vila_araguaya

Terá início no feriado do Dia da Independência, na próxima quinta-feira (07), a Feira Gastronômica de Araguaya, em Marechal Floriano, considerada a maior vila italiana do Espírito Santo, que mantém as tradições culturais durante todo o ano, como a Festa da Cultura Italiana que acontece no mês de agosto, a Cantarola, e o tradicional Bom Princípio.

O objetivo principal da Feira, que segue até domingo (10), é que moradores e visitantes de outras localidades do Estado possam conhecer mais sobre as tradições italianas da bucólica Vila de Araguaya. A vila possui o maior acervo cultural italiano do Espírito Santo. Um de seus museus possui cerca de mil peças da época da imigração. Há ainda a histórica estação ferroviária de 1903, e a Casa Rosa, que é mobiliada com os móveis do século passado.

Para esse ano, a programação da Feira Gastronômica de Araguaya contará com diversos grupos musicais, chope artesanal, feirinha com produtos da região, e com pratos típicos da culinária italiana, tais como polenta frita com queijo, macarrão à bolonhesa e polenta com carne. Uma novidade para o distrito será o lançamento da “Porcelinha de Araguaya”, que é um prato típico dos imigrantes italianos quando chegaram ao Brasil. A receita é preparada com carne de porco, galinha e feijão, e é servida com polenta.

O evento será na praça central de Araguaya, e ainda contará com uma programação com músicas e danças italianas, além de ritmos como rock, sertanejo e MPB. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, da Prefeitura de Marechal Floriano, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Sociedade Pró-Melhoramento de Araguaya (Sociproma).

PROGRAMAÇÃO

Dia 07/09 (Quinta-feira)

  • 17h – Joaquim de Araguaia
  • 19h30 – Ni e Guinho

Dia 08/09 (Sexta-feira)

  • 18h30 – Cantarola Italiana / Tiago e Rodolfo

Dia 09/09 (Sábado)

  • 16h – Marcilene e Banda
  • 17h – Mirano Schuler
  • 19h15 – Henrique Sertanejo
  • 21h30 – Jardel e Jefferson Passamani – 21h30

Dia 10/09 (Domingo)

  • 11h30 – Luciano Daré
  • 13h30 – Rogério Palassi
  • 15h30 – Grupo Infantil de Dança Italiana “Piccini del Monti” (Filhos da Montanha)
  • 16h – Eden Show

Veja também

Screenshot 2025-05-21 at 14-45-30 Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza — Agência Gov

Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza

Expo Gengibre - João Teles (3)

Santa Leopoldina recebe a 4ª Expo Gengibre com música, gastronomia e celebração da agricultura familiar

Barragem Liberdade, em Marilândia. Foto Fred Loureiro - Secom

Governo do ES lança crédito inédito para construção de pequenas barragens em áreas rurais

moto apreendida

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em subsídios é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS