Feira da Proteína Animal Capixaba terá nova data e contará com estrutura moderna
Publicado em 05/01/2026 às 15:25
Foto: Divulgação
A organização da Feira da Proteína Animal Capixaba (Favesu) anunciou mudanças para o evento de 2026, que chega com nova proposta e pela primeira vez, agregando a piscicultura ao tema da feira, que antes integrava apenas os setores de avicultura e suinocultura. A 8ª edição da Favesu, antes anunciada para junho, foi transferida para os dias 28 e 29 de outubro de 2026. O local continua o mesmo: o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo.
Tradicionalmente realizada no mês de junho desde a sua criação, a mudança de data ocorre em função do cronograma de reformas e ampliação do espaço que sedia a feira, anunciadas pela Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante. A nova estrutura, atualmente em fase de obras, será mais moderna, ampla e adequada para atender às necessidades do evento, proporcionando estrutura e espaço para expositores, patrocinadores, participantes e visitantes.
Inicialmente, a organização havia sido informada de que as obras seriam concluídas até o primeiro quadrimestre de 2026, o que permitiria a realização da Favesu nos dias 10 e 11 de junho, inclusive já divulgados e inseridos na agenda oficial de eventos do município. No entanto, em reuniões recentes com a administração municipal, foi apresentado que, devido a ajustes no projeto e aos prazos legais e administrativos, a entrega da obra ocorrerá apenas no segundo semestre de 2026.
Diante desse cenário, a organização avaliou alternativas de locais compatíveis com o porte e a estrutura da Favesu, considerando também as preferências apontadas por expositores e participantes em pesquisa realizada na edição anterior. As opções fora do município, especialmente na Grande Vitória, mostraram-se inviáveis devido à indisponibilidade de agenda em espaços adequados.
“Assim, entendendo que manter o evento em Venda Nova do Imigrante, com a garantia de uma estrutura renovada e mais eficiente, trará benefícios significativos ao evento, a organização optou pela alteração da data, evitando ainda conflitos com outros eventos nacionais ligados aos segmentos da proteína animal”, informou a assessoria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), entidades organizadoras do evento.
A organização reforça que a mudança não implicará em alterações nos valores ou nas condições de aquisição dos estandes, já contratados ou reservados pelos expositores. “A Favesu 2026 reafirma seu compromisso com a qualidade, o fortalecimento da cadeia da proteína animal e a valorização dos parceiros que constroem, a cada edição, um evento cada vez mais relevante para o setor”, concluiu a organização.
Fonte: Aves e Ases