Consultor em Gastronomia

Gastronomia

Feijão branco a italiana

Publicado em 10/01/2022 às 08:49

Compartilhe

padrão-gastronomia

O feijão, em todas as suas variedades e associados a uma infinidade de outros ingredientes, estão entre os alimentos mais amados do outono e inverno italianos: rico e reconfortante, o feijão também é nutritivo e saudável. A maioria das famílias na Itália reserva uma ou duas refeições por semana para o feijão , assim como inclui dias específicos para carne, macarrão ou peixe. O feijão desempenha um papel essencial na culinária italiana e, consequentemente, é cultivado em todo o país. Da Sicília, no sul, ao Piemonte e ao Veneto, ao norte, várias regiões produzem diferentes tipos de feijões. Ocannellini, feijão branco, é talvez o feijão mais popular e é simplesmente chamado de fagioli. Outros feijões brancos populares incluem soranini , toscanello , corona e schiaccioni . Borlotti é outra variedade, adorado no norte daquele país. 

Inspirado na pesquisa que fiz, preparei esta receita simples e apetitosa, que foi devidamente degustada num fim de semana com aquele friozinho característico da região das montanhas capixabas.

Comecei colocando de molho em água fria, de véspera, 1 kg de feijão branco. No dia seguinte escorri e descartei a água. Coloquei para cozinhar na panela de pressão com um pouco de sal e 3 folhas de louro,  com água suficiente para cobri-lo. Quando a pressão começou a atuar contei 20 minutos e desliguei o fogo.

Enquanto isso cortei em pedaços não muito grandes 700 g de linguiça mista caseira defumada e fritei-as em uma frigideira. Na sequência adicionei uma cebola grandecortada em pedaços pequenos e os fritei também até ficarem transparentes.

Eu já havia anteriormente preparado um molho utilizando uma dúzia de tomates do tipo italiano, sem pele e sem sementes, os quais havia refogado com uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, algumas folhas de manjericão fresco, sal e pimenta do reino moída na hora. Acrescentei meio litro de água e deixei até que os tomates se transformassem numa pasta.

Coloquei as linguiças, as cebolas e esse molho na panela onde estava o feijão, misturei tudo carinhosamente e adicionei, ainda, 2 cenouras médias descascadas e cortadas em pequenos cubinhos, além de uma colher de sopa bem cheia do tempero completo do Edu Guedes (encontra-se em lojas de condimentos) e meia colher de chá de um molho de pimenta malagueta (só o caldo e tenha cuidado porque é muito ardido…), corrigi o sal e deixei cozinhar com a tampa aberta até que o feijão estivesse “no ponto”, o que, para mim, é mais para macio do que al dente.

No momento de servir reaqueci a panela e o acompanhei com arroz branco. Posso garantir que aqueceu o corpo e a alma! Buon appetito!

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Jantar entre amigos – Parte 3 de 3: Clafoutis de uvas

Jantar entre amigos – Parte 2 de 3: COQ AU VIN

Jantar entre amigos – Parte 1 de 3: HACHIS PARMENTIER

Risoto de camarão e cogumelos Paris

Penne alla Norma