Educadora sexual e autora do livro "Elas Podem e Devem!". Formada em Serviço Social Faculdade Salesiana de Vitória, além de Programação Neurolinguística e Sexualidade Humana.

Sexo & Prazer

Fazer sexo pode aumentar a sua espiritualidade, diz estudo

Publicado em 10/01/2017 às 15:16

Compartilhe

A oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor” por sua influência no prazer sexual e nos relacionamentos amorosos, também pode aumentar a espiritualidade. É o que sugere um experimento conduzido por pesquisadores da Universidade Duke, nos EUA. No estudo, homens que receberam doses da substância relataram maior sensação de espiritualidade, além de experimentarem mais emoções positivas durante meditação.

— Espiritualidade e meditação já foram relacionadas à saúde e ao bem estar em estudos anteriores — disse Patty Van Cappellen, psicóloga social em Duke. — Nós estávamos interessados em compreender os fatores biológicos que podem aumentar essas experiências espirituais. E a ocitocina parece ter parte na forma como nossos corpos apoiam crenças espirituais.

Os resultados foram publicados no periódico “Social Cognitive and Affective Neuroscience“. O estudo foi realizado em homens, que receberam a forma sintética do hormônio. Os participantes que receberam a ocitocina estavam mais dispostos a dizerem que a espiritualidade era importante em suas vidas e que a vida possui um significado e propósito, em relação ao grupo que recebeu placebos.

Eles também estavam mais inclinados a se verem interconectados com outras pessoas e seres vivos, dando notas maiores a afirmações como “Todas as vidas são interconectadas” e “Existe um plano superior de consciência ou espiritualidade que une todas as pessoas”. Durante a meditação, eles descreveram mais emoções positivas, como admiração, gratidão, esperança, inspiração, amor e serenidade. As respostas foram dadas independente de o participante ter ou não religião.

— A espiritualidade é complexa e deve ser afetada por vários fatores — disse Patty. — Entretanto, a ocitocina parece afetar como nós percebemos o mundo e no que acreditamos.

Os estudos foram realizados apenas com homens. A ocitocina, liberada pelo hipotálamo durante o sexo, o parto e a amamentação, atua de forma diferente em homens e mulheres. A pesquisadora alertou que os resultados não devem ser generalizados, até porque existem várias definições de espiritualidade.

Veja também

brasil-26-04-ft-div-redes-sociais

Polícia e Defesa Civil divergem sobre incêndio ter sido criminoso

saude-26-04-vacina-freepik

Butantan recebe R$ 45 milhões para ensaios da vacina tetravalente contra a gripe

geral-26-04-ft-div

Família oferece recompensa de R$ 1 mil por gata “Laurinha” desaparecida em Domingos Martins

policia-26-04-ft-arquivo-pf

Polícia Federal deflagra operação para reprimir a disseminação de fake news eleitoral

agro-26-04-freepik-exportacao

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

politica-26-04-ft-div-seag

Governo do Estado inicia melhorias no parque de exposições de Afonso Cláudio

esportes-25-04-ft-div-gov-es

Capixaba conquista título de campeão no Circuito Sul-Americano de Surf

geral-25-04-ft-freepik

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Últimos artigos de Sexo & Prazer

Como vai a sua relação com a sexualidade?

A importância do diálogo nas relações

Sexo é mais gostoso com confiança!

Amor em tempos de aplicativos

Como vai a sua relação com a sexualidade?