Fapes lança edital de 1,4 milhão para participação em Eventos Técnico-científicos

Publicado em 15/01/2023 às 12:28

Compartilhe

Fapes-lanca-edital-de-14-milhao-para-participacao-em-Eventos-Tecnico-cientificos

Edital 001/2023 – Participação em Eventos Técnico-científicos foi lançado nesta-sexta-feira (13), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para apoio financeiro à participação em eventos de cunho técnico-científico.  A chamada pública convida pesquisadores e estudantes de pós-graduação, vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, para apresentarem suas propostas.

A concessão de apoio financeiro será para participação em eventos de curta duração, como congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas, ciclos de conferências, fóruns e outros eventos similares, no Brasil e no exterior, que sejam realizados entre 1º de abril a 31 de dezembro de 2023.

A Fapes busca com este modelo de edital estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das instituições capixabas; apoiar os programas de pós-graduação do estado; despertar o interesse de estudantes e profissionais na área de Ciência e Tecnologia; atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo; além de divulgar nacional e/ou internacionalmente as produções e atividades em Ciência e Tecnologia desenvolvidas nas instituições capixabas.

O investimento da Fapes é de R$ 1.400.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) e serão distribuídos da seguinte forma:

O valor do auxílio é fixo e será concedido pela Fapes de maneira individual ou em grupo e poderá ser utilizado para custear, integral ou parcialmente, qualquer despesa decorrente da participação no evento, como por exemplo passagens, hospedagens, taxa de inscrição e seguro-saúde.

Os interessados podem submeter uma proposta por meio do site www.sigfapes.es.gov.br respeitando as 03 (três) chamadas, de acordo com o período de cada uma, a data de início e término do evento, conforme o cronograma. Quem for apresentar proposta deve ficar atento ao prazo limite de cada chamada: Primeira chamada até 13/02/2023, segunda chamada até 06/04/2023 e a terceira chamada se encerra em 21/07/2023.

Antes de submeter qualquer proposta para a análise é importante ser observado pelo proponente todos os critérios de elegibilidade. Um dos mais importantes é que a pessoa não pode ter recebido apoio da Fapes para participação individual de evento técnico-científico no exterior nos últimos 24 meses ou no país nos últimos 12 meses anteriores à data da efetiva participação solicitada.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapes

Veja também

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar