Faixa de Gaza: saiba mais sobre o território palestino que Trump quer controlar e é palco da guerra entre Israel e Hamas

Publicado em 06/02/2025 às 14:09

Compartilhe

209879

Foto: Freepik

A Faixa de Gaza, palco da guerra que estourou entre Israel e Hamas em outubro de 2023, é alvo de conflitos há milênios.O território, lar de mais de 2,3 milhões de palestinos, já tinha inúmeros problemas antes mesmo dos 15 meses de confronto e, agora, é dominado praticamente por ruínas.

Na última terça-feira (4), a história de Gaza ganhou mais um capítulo controverso depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA iriam assumir o controle do território e que os palestinos deslocados pela guerra não deveriam voltar para suas casas.

Onde fica e como é a vida em Gaza?

Lar de 2,3 milhões de pessoas, a Faixa de Gaza tem 362 km², uma área equivalente a um quarto da cidade de São Paulo.

Com 41 km de comprimento e até 10 km de largura, o território, que é limitado pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel ao norte e pelo Egito ao sul, tem uma das densidades populacionais mais altas do mundo.

Em média, existem mais de 5.700 pessoas por quilômetro quadrado em toda a Faixa, mas esse número sobe para mais de 9 mil na Cidade de Gaza, sede do governo do Hamas.

Antes mesmo do atual conflito com Israel, segundo dados da ONU, 80% da população já necessitava de ajuda internacional e pouco mais de 75% dela – cerca de 1,7 milhão de pessoas – é formada por refugiados registrados.

Gaza também tem uma das populações mais jovens do mundo, com quase 60% dos moradores com menos de 25 anos, de acordo com o Gabinete Central de Estatísticas Palestino.

Pobreza e restrições

A guerra decretada por Israel contra o Hamas após a invasão do grupo ao território israelense, que levou a mais de 1,2 mil mortes e ao sequestro de vários reféns, piorou bastante a situação da população de Gaza, que já não era boa.

Em 2022, a ONU afirmou que mais de 80% dos habitantes da região viviam na pobreza e que os níveis de desemprego por lá estavam entre os mais elevados do mundo: 45% em média, mas chegando aos 73,9% entre jovens de 19 a 29 anos com diplomas de ensino médio ou universitário.

Muitos dos desafios enfrentados pelos palestinos de Gaza são explicados pelo controle intenso que Israel manteve na região mesmo após concordar deixá-la para fazer parte do Estado da Palestina, em 2005.

A situação ficou ainda pior depois que o Hamas assumiu o controle e, tanto o governo israelense quanto o Egito, impuseram bloqueios à circulação de mercadorias e pessoas dentro e fora de Gaza, alegando razões de segurança.

Mesmo antes do atual conflito, os cortes de energia eram uma ocorrência diária em Gaza. A maioria das famílias recebia eletricidade apenas 13 horas por dia, em média, de acordo com a ONU.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana