Exposição reúne mais de mil orquídeas e bromélias em Domingos Martins
Publicado em 18/10/2025 às 08:47
Texto e fotos: Julio Huber
A sede de Domingos Martins está mais colorida neste fim de semana, com a realização da 23ª edição da Blumenfest – Festa das Flores, que segue até amanhã (19), no espaço de eventos em frente da Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro da cidade. Mais de mil orquídeas e bromélias – incluindo espécies nativas e híbridas – estão expostas para serem admiradas e também à venda.
A Blumenfest volta a ser realizada após uma paralisação de cinco anos. Mas, de acordo com representantes do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano (NODMMF), que organiza a exposição, os admiradores das flores podem marcar na agenda as próximas edições. A exposição é organizada em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Orquidofilia (SEO).



“Estamos felizes que a exposição voltou ao seu curso normal, e com fé em Deus vamos dar continuar a esse bonito trabalho de cultivar as plantas e poder mostrar as belezas que temos para quem visita a nossa cidade. Todos vamos nos empenhar e fazer o possível e o impossível para continuar esse trabalho”, afirma Diocimar Endringer, orquidófilo de Marechal Floriano e integrante do NODMMF. Ele é um dos expositores presentes no evento, e levou algumas de suas mais bonitas plantas floridas para serem admiradas pelos visitantes.

Na tarde de ontem, foram eleitas as melhores plantas expostas, em mais de 10 categorias. As vencedoras receberam medalhas e estão identificadas como destaques de suas espécies. Uma ponte de madeira e uma roda d’água com um pequeno lago fazem parte da ambientação do local onde as plantas estão expostas, lembrando um ambiente natural.
A programação inclui ainda mostra de bonsais, exposição de pintura Bauernmalerei, com obras que retratam elementos do campo, e exposição fotográfica da AMOAVES (Associação Martinense de Observadores de Aves), com registros da fauna e flora da região. Neste sábado (18) haverá shows musicais na praça.

Flores, artesanatos e produtos da agroindústria são vendidos em 20 estandes
Quem visitar a Blumenfest ainda poderá levar para casa alguns produtos artesanais feitos na região. Em um dos 20 estandes montados na entrada da exposição estão à venda biscoitos, cafés, pães, doces, licores e diversos outros itens produzidos por 36 agroindústrias que fazem parte da Associação Martinense de Artesãos (Amarte).
“Estávamos na expectativa do retorno da Blumenfest, que sempre foi muito importante para as vendas dos produtos da agroindústria de Domingos Martins. Todos os nossos produtos são feitos pela agricultura familiar do município. A Exposição sempre foi um sucesso e temos certeza de que essa edição será muito boa para as vendas dos nossos produtos”, acredita Renata Cristina Khoeler, presidente da Amarte e representante da agroindústria Produtos Caseiros Vovó Gércia.

Nos estantes de vendas ainda é possível encontrar queijos, artesanatos diversos, café da região do Caparaó, diversos outros produtos do artesanato e plantas diversas, principalmente a estrela da festa, que é a orquídea. Insumos para a produção das plantas também estão sendo vendidos.
Serviço
23ª Blumenfest – Festa das Flores
Quando: 17 a 19 de outubro
Horário: sábado (9h às 22h) e domingo (9h às 18h)
Abertura: sexta-feira (17), às 19h
Onde: espaço de eventos ao lado da Dr. Arthur Gerhardt – Centro, Domingos Martins
Entrada: gratuita
PROGRAMAÇÃO MUSICAL (Sábado)
14h30 às 16h30: Rock com os moços
17h às 19h: chorinho com Samba Choro
19h30 às 22h: Jazz com Alexandre Borges Quinteto



