Exposição fotográfica sobre Mathilde é aberta para visitas em Alfredo Chaves

Publicado em 16/04/2022 às 11:04

Compartilhe

exposicao-de-arte

Texto e Foto: Cicero Modolo

Alfredo Chaves

Uma exposição fotográfica conta a história de Mathilde, em Alfredo Chaves, por meio de retratos de famílias da região, que na noite da última quinta-feira (14), no salão Haydée Nicolussi, anexo à Estação de Mathilde, ganhou nova simbologia: o olhar único na abertura da exposição fotográfica “Mathilde em Preto e Branco”.

A relação com a terra e os laços familiares são os temas centrais das obras produzidas coletivamente por famílias e convidados. As produções são resultado de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Alfredo Chaves, que propõe a visão do acervo a partir de outros olhares.

São capítulos da história de Mathilde contados por meio de fotografias. A exposição “Mathilde em Preto e Branco” convida o público a passear por registros históricos num total de 17 fotografias expostas, tendo como protagonistas as famílias que residiram em Mathilde.

Além da responsável pela exposição, Elizete Camiletti, participaram da abertura da exposição a curadora da Estação de Mathilde, Tatiane Modolo; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Nascimento; o presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi Junior; a senhora Lêda Nancy Cuman Santiago, que leu a carta de agradecimento em nome de todos os familiares que doaram as fotos e suas historias para essa exposição, entre outros participantes.

Parte de um texto escrito por Elizete Camiletti e Giovana Camiletti, lido durante a abertura da exposição, relata: “Preservar a história e a memória do ser humano é sempre um grande desafio. Matilde em Preto e Branco é a possibilidade de uma conexão entre passado e presente. É o passado de presente. Essa exposição busca recordar e reviver doações, talentos, entregas, dons de muitos protagonistas de nossa história, que nos marcaram deixando-nos uma linda herança cultural e valores que tanto nos orgulham”.

A exposição, que pretende revelar fragmentos da vida privada e, por meio das imagens, estimular a reflexão sobre o universo dos arquivos pessoais para a história local, pode ser visitada até 9 de maio no salão Haydée Nicolussi, anexo da Estação de Mathilde, em Alfredo Chaves.

Veja também

Casal-de-Afonso-Claudio-morre-em-colisao-entre-moto-e-carro-na-BR-262

Casal de Afonso Cláudio morre em colisão entre moto e carro na BR-262

Colunas-Montanhas2_Artes

Quem nunca teve traída a confiança?

Bandidos-roubam-casa-trancarem-moradores-no-banheiro-e-sao-presos-em-Domingos-Martins-1

Bandidos roubam casa, trancam moradores no banheiro e são presos em Domingos Martins

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1-2

Polícia apreende maconha, cocaína, haxixe e munições e prende duas pessoas em Marechal Floriano

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1

Campeonato de parapente terá dezenas de pilotos nesta semana em Alfredo Chaves

Programa-em-Rede-da-Fapes-realiza-simposio-sobre-a-agroindustria-capixaba

Programa em Rede da Fapes realiza simpósio sobre a agroindústria capixaba

Futebol-infantil-anima-Marechal-Floriano-neste-fim-de-semana

Futebol infantil anima Marechal Floriano neste fim de semana

vacinacao

Próximo sábado (28) será de vacinação contra gripe, sarampo e Covid-19 em Domingos Martins