Exportação aérea avança no Espírito Santo

Publicado em 26/08/2023 às 16:08

Compartilhe

Exportacao-aerea-avanca-no-Espirito-Santo

Foto: Incaper

Começaram a ser exportadas, este mês, pelo Aeroporto de Vitória, mercadorias produzidas pelo agro e pesca capixabas para fora do País. Na última terça-feira (22), durante a decolagem do terceiro avião cargueiro a deixar o Estado, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) promoveu um encontro técnico entre o setor produtivo, logístico e a administração do aeroporto para debater, viabilizar e otimizar as exportações.

Serão exportados, semanalmente, produtos capixabas como mamão e pescado, que, até então, só deixavam o Estado pelas estradas. A expectativa é de que a operação aérea potencialize ainda mais a produção. O Espírito Santo é o maior exportador de mamão do Brasil, sendo também o segundo maior produtor do País. Somente em 2022, o Estado produziu 426 mil toneladas da fruta, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Airbus 330-220F está operando em Vitória com voos para América Latina e Europa. Com mais de 60 metros e capacidade para transportar 70 toneladas, o avião é a maior aeronave a operar no Estado. Em três voos realizados até o momento, já foram exportadas 34 toneladas de mamão e pescado.

“É uma nova perspectiva que se abre, com uma nova alternativa de mercado para os produtos capixabas. O Espírito Santo é um estado pequeno em dimensões territoriais, mas gigante na produção e exportação de diversos produtos que são comercializados em mais de 100 países. O objetivo, agora, é superar os desafios que ainda temos na operação aérea para acelerar a logística do embarque, aproveitando essa oportunidade para potencializar ainda mais a nossa exportação”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A reunião desta terça-feira (22), no aeroporto de Vitória, contou com representantes da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), dos setores produtivos de pescado e mamão, do setor logístico aéreo, da companhia aérea que realiza a operação e da Zurich Airport, que administra o aeroporto.

“As pesquisas do Incaper contribuíram diretamente na abertura do mercado norte-americano para o mamão capixaba, garantindo fitossanidade das frutas para atender os critérios daquele mercado. E continuamos antenados a novas demandas do setor. Vamos continuar contribuindo com as ações atuais, visando melhorias nos processos que permitam ampliar a frequência e rotas para exportar nossos produtos do agro capixaba”, garantiu o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

“Ter voos saindo de Vitória cria uma oportunidade de logística para que o pescado fresco do Estado seja exportado de forma mais rápida e chegue de forma saudável e com qualidade para o consumidor estrangeiro. Agradecemos muito o apoio do Governo do Estado para que a gente consiga superar os desafios e exportar nossos produtos de forma rápida e profícua”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Espírito Santo (Sindipesca), Luiz Gonzaga.

Fonte: Incaper

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial