Experimento com substratos sustentáveis busca reduzir custos da produção de mudas de café

Publicado em 30/10/2025 às 08:36

Compartilhe

substrato

Foto: Divulgação/ Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) implantou no município de Iúna, região do Caparaó, um experimento participativo para desenvolver substratos sustentáveis destinados à produção de mudas de café. A proposta é mostrar que os produtores podem preparar esses materiais, que dão suporte e nutrição às mudas, utilizando recursos naturais disponíveis na propriedade, com menos custos e mais autonomia.

O trabalho é conduzido pelo pesquisador em Agroecologia do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Serrano (CPDI Serrano), Jhonatan Marins Goulart, e pelas extensionistas Amanda Dutra de Vargas, Uliana Ribeiro Silva e Bruna Casado Pontes Brunoro, do escritório local do Incaper em Iúna, em parceria com o agricultor Cristiano Ricarte, proprietário do Sítio Toinzé.

A ação, demandada pelo produtor, surgiu da necessidade de diminuir os custos com substratos comerciais e adaptar o sistema de produção de mudas de café arábica para o uso de bandejas, que exigem materiais menos densos, facilitando o manuseio e o transporte. Ricarte produz anualmente cerca de 240 mil mudas de cafeeiro e vem aprimorando seu viveiro com práticas sustentáveis e maior eficiência produtiva.

“Além do custo, há riscos com pragas que podem vir junto com o substrato comercial. Nossa região é rica em materiais que podem ser usados para produzir substratos, o que permite baixar custos e agregar valor aos subprodutos locais”, explica o agricultor.

O experimento foi instalado há cerca de 20 dias e será acompanhado por aproximadamente seis meses, até a conclusão do ciclo de produção das mudas. As formulações testadas utilizam compostos fermentados do tipo bokashi, que, além de fornecer nutrientes essenciais, favorecem a presença de microrganismos benéficos que estimulam o crescimento e a defesa das plantas. Produzido a partir de resíduos orgânicos como biomassa de leguminosas, cascas de café, farelos vegetais e esterco curtido, o bokashi contribui para a economia circular e reforça o uso de soluções baseadas na natureza. 

Para o agricultor, o uso de bandejas traz vantagens como praticidade e melhor manuseio, embora exija ajustes no manejo nutricional das mudas. “O sistema de bandeja é outro nível. A qualidade, o enraizamento e a uniformidade das mudas melhoram muito. Além disso, reduz os custos e os impactos ambientais gerados pelo frete e embalagens. No ano passado, por exemplo, gastei cerca de R$ 5 mil só com frete para trazer substrato de São Paulo”, relata.

O agricultor também aponta a importância da parceria com o Incaper na adoção de práticas inovadoras. “O Incaper sempre foi meu parceiro, desde muitos anos atrás. Essa união traz benefícios não só para mim, mas também para outros produtores que acompanham o trabalho”, afirma.

Para o pesquisador Jhonatan Marins Goulart, o experimento é um exemplo de como a pesquisa e a extensão podem caminhar juntas para gerar conhecimento adaptado à realidade dos agricultores. “A experimentação participativa permite integrar ciência e prática, valorizando o saber local e fortalecendo o vínculo com a comunidade. É um processo essencial para promover a inovação em bases agroecológicas na cafeicultura capixaba”, destaca.

“Os resultados e práticas derivados desse experimento serão compartilhados com a comunidade científica e poderão auxiliar outros agricultores do Estado e de outras localidades do Brasil”, garante.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Veja também

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo

café -freepik

Assembleia Geral da ONU aprova criação do Dia Internacional do Café

pesquisa,

Ondas de calor no Atlântico provocam mudanças em recifes do litoral do Espírito Santo, aponta estudo da Ufes

WhatsApp Image 2026-03-09 at 15.23.30

Cooperados da Cooabriel somam mais de R$2,2 milhões em premiação por cafés sustentáveis