Evento nacional de turismo rural terá representantes de todo o Brasil

Publicado em 13/11/2019 às 16:39

Compartilhe

A 15ª Ruraltur, maior feira de turismo rural do Brasil, que terá a sua primeira edição fora da região Nordeste, movimentará o município de Venda Nova do Imigrante e região entre os dias 20 e 24 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão). A programação inclui feira com atrações culturais, artesanato e gastronomia de todas as partes do país. Além disso, terá seminário e visitas técnicas às propriedades. A organização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Agrotures, com correalização da Secretaria de Turismo do estado e do Sebrae/ES.

Para o governador Renato Casagrande, o evento é uma oportunidade de promover o turismo no Espírito Santo. Casagrande lembrou que, além da região de montanhas, as demais regiões do Estado também estão se organizando para receber os turistas.

“As pessoas olham para o Brasil e não têm a mesma segurança que têm quando olham o Estado do Espírito Santo. O apoio a eventos como esse aqui é sim um instrumento de política pública. O Estado, com o nível de organização que temos hoje, nos dá capacidade de fazer esses próximos quatro anos de muitas realizações. Estamos trabalhando muito e o turismo rural vai ser uma oportunidade de divulgarmos o nosso Estado para o Brasil e para todo o mundo”, afirmou.

Marco no estado

De acordo com Valdeir Nunes, diretor do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o evento será um marco para o Espírito Santo.

“O impacto será muito positivo para a nossa cadeia produtiva do turismo. Além do evento em si, vamos ter como legado grandes debates sobre políticas públicas e melhorias para o setor”, ressaltou.

Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, o evento fará com que o Espírito Santo entre, definitivamente, no mapa do turismo rural.

“O Brasil e o mundo vão conhecer um povo hospitaleiro que preserva suas riquezas naturais, produz com qualidade e empreende com excelência. Na RuralTur, em Venda Nova do Imigrante, o Sebrae e os parceiros estão empenhados em realizar o maior intercâmbio de conhecimento já entregue aos capixabas e aos visitantes. É a oportunidade que o mercado rural capixaba precisa para apresentar sua solidez e habilidade em um setor altamente exigente, competitivo e imprescindível às pessoas”, ressaltou.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Resultado de muito trabalho

Para Leandro Carnielli, pioneiro na atividade agroturística da região e proprietário da Fazenda Carnielli, esse momento é a resposta de muito trabalho para a organização do turismo rural no estado. Além disso, é uma excelente oportunidade de mostrar para o Brasil inteiro o turismo de qualidade que há Espírito Santo.

“Fazemos turismo de qualidade porque construímos uma rede muito forte para tal: todos os segmentos de hotelaria, alimentação, transporte, dentre outros, se uniram em prol de enxergar o turismo como um grande projeto. Com muita ajuda de todos os setores envolvidos, conseguimos trazer a feira. Dessa maneira, ela mostrará todo o nosso empenho em fazer turismo de qualidade”, frisou.

Programação

A feira trará uma intensa programação. O evento contará com representação das dez Regiões Turísticas do Espírito Santo, comercialização de produtos da agroindústria do país inteiro, seminário e visitas técnicas às propriedades rurais.

O seminário acontecerá paralelamente ao evento e trará temas pertinentes ao profissional do segmento. Os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco do Caminhos do Frio – Evento Cultural Itinerante no Brejo Paraibano – como também a experiência do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, entre outros assuntos.

As palestras são gratuitas e serão realizadas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Venda Nova do imigrante. O link para inscrição está disponível no site do evento.

As visitas técnicas a propriedades da região contam com sete roteiros. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as famílias, a rotina das propriedades, bem como adquirir produtos locais. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro e o valor de cada roteiro é de R$ 40,00.

A feira contará com cerca de 70 estandes do Espírito Santo e de outros estados, e será realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão). A visitação aos estandes poderá ser feita entre os dias 21 e 23, a partir de 16 horas, e no dia 24, a partir de 10h.

O seminário ocorrerá, paralelamente, no auditório do Instituto Federal do ES (IFES), localizado na Av. Elizabeth Minete Perim, 500, Bairro São Rafael. Já as visitas técnicas serão em propriedades do entorno, em um raio de até 20 km do local do evento.

Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site do evento (clique aqui)

Veja também

Gengibre

Produtor capixaba de gengibre exporta diretamente para empresa neerlandesa

Unas Eleição

Secont acompanha teste de integridade das urnas eletrônicas nas eleições municipais

Idaf e Incaper

Governo do Estado realiza cerimônia de posse de novos servidores do Idaf e Incaper

Esporte

Seleção Brasileira feminina é convocada para amistoso contra a Colômbia, no Kleber Andrade

Agricultura (café)

Cafés sustentáveis do Espírito Santo ganham visibilidade internacional

Algodão

Conheça características da produção de algodão no Brasil

polícia federal 2

Polícia Federal divulga balanço da Operação Eleições 2024

Libano

Polícia Federal realiza procedimentos migratórios de 229 passageiros vindos do Líbano