EUA: Ciclone bomba causa deslizamentos de terra e pode atingir força recorde

Publicado em 25/10/2021 às 15:51

Compartilhe

101994


source
Ciclone Bomba se forma nos EUA
Metsul Reprodução

Ciclone Bomba se forma nos EUA

Um ciclone bomba se formou na costa Noroeste dos Estados Unidos causando tempestades, inundações e deslizamentos de terra desde sábado (23) no país. Em algumas regiões da Califórnia, já foram emitidas ordens de evacuação. De acordo com o Centro Nacional de Previsão Oceânica do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a pressão mínima central do ciclone pode chegar até 942 hPa, valor correspondente a um furacão categoria 3 em ciclone tropical no Atlântico.

Conforme noticiou o Serviço Nacional de Meteorologia o ciclone pode se tornar o mais intensõ na região, superando o ciclone pós-tropical Harriet, de 1977, cuja pressão central mínima foi de 943 hPa. A califórnia também deve enfrentar um evento raro chamado rio atmosférico, que pode produzir chuvas fortes por períodos extensos.

A previsão de especialistas é de que os impactos mais fortes da tempestade sejam sentidos no mar, onde podem ocorrer ventos com força de furacão e ondas de mais de 6 metros.

O estado da Califórnia já tem sentido consequências notáveis do ciclone bomba, como queda nas linhas de energia, que já afetaram mais de 100 mil residências nesta segunda-feira (25). Em Washington, 50 mil casas foram afetadas, enquanto Seattle já registrou duas mortes após a queda de uma árvore.


O que é um ciclone bomba?

O ciclone bomba é uma versão simplificada do termo técnico bombogênese. Ele é definido por um sistema de brusca queda de pressão; quanto menos a pressão, maior a força e, consequentemente, maiores são as consequências. Geralmente, o evento causa tempestades, ventos de alta velocidade e nevasca em lugares de alta altitude.

Fonte: IG Mundo

Veja também

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22,1 milhões de casos e 615,6 mil mortes

© Pedro Souza/Atletico

Bahia respira, Grêmio agoniza e Atlético-MG faz a festa com a torcida

108004

Paulo Guedes define nomes para reestruturação do Ministério da Economia

108000

EUA: Memorial em homenagem a Anne Frank é vandalizado com suásticas

107998

Petrobras vai reduzir preço dos combustíveis esta semana, diz Bolsonaro

107993

Maduro é retratado como super herói em desenho de TV estatal na Venezuela

107991

Presidente de Portugal dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas

107989

Mais da metade dos maiores de 18 anos consomem bebidas alcoólicas